“Emboscada” em São Felix do Xingu é tema de debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado
Fonte: Agência Sindipol/DF
Vídeo da TV Senado
Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado (CDH) reuniu nesta segunda-feira, 04 de julho, especialistas para debater em Audiência Pública o tema: “A violência praticada contra Auditores-Fiscais do Trabalho, Policiais Rodoviários Federais e um Procurador do Trabalho”. O debate girou em torno do ataque sofrido pelo grupo especial de fiscalização do trabalho escravo que foi alvejada por tiros em São Félix do Xingu (PA), em junho deste ano.
O evento visou promover um debate amplo com profissionais e especialistas da área de segurança pública, maneiras de combater atos de violência praticados contra agentes públicos. Auditores fiscais, procuradores e policiais falaram sobre as dificuldades e riscos que enfrentam no dia a dia, principalmente quando atuam em locais isolados.
Infelizmente os profissionais brasileiros que trabalham pela promoção da segurança a toda a sociedade brasileira, enfrentam diariamente grandes riscos contra suas próprias vidas, casos como o da morte dos auditores fiscais do trabalho em Unaí (MG), em 2004 foram lembrados durante o debate e serviram de incentivo para a realização da Audiência Pública.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF e vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Flávio Wernek, participou do debate e ressaltou a importância de valorização dos profissionais de segurança pública e destacou a urgente necessidade de melhorias nas condições de trabalho desses profissionais. “Precisamos estruturar o nosso sistema de segurança pública e dar condições para que essas categorias, que foram elencadas e trabalham com situações de perigo, tenham a devida proteção”.
Também participaram do debate: Marcelo Souto Maior, Diretor de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT; Fábio Leal Cardoso, Procurador Regional do Trabalho Supervisor da Gerência de Segurança Institucional do Ministério Público do Trabalho; José Weyne Nunes Marcelino, Auditor Fiscal do Trabalho – Coordenador da ação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM; Carlos Silva, Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT; Jesus Castro Caamaño, Diretor Jurídico da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – FENAPRF.
Assista ao vídeo completo:
Comments are closed.