O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, participaram na manhã desta terça-feira (03/08), da solenidade de lançamento do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais – AFIS, na sede do Instituto Nacional de Identificação – INI, no Setor Policial Sul em Brasília. .
Em discurso proferido pelo Ministro da Justiça o sistema AFIS foi apresentado como o redutor das desigualdades regionais em relação à informação e identificação de criminosos, maximizando os benefícios proporcionados pelos recursos públicos. “Trata-se de ferramenta essencial para as atividades relacionadas à justiça e à segurança pública nacional”, conclui o MInistro.
O AFIS foi fornecido pela empresa estatal francesa SOFREMI, por meio do projeto PROMOTEC, que visa à modernização da Polícia Federal. .
A cerimônia estava repleta de servidores da Polícia Federal que aguardaram por mais de uma hora pela chegada do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que entrou mudo e saiu calado. Uma manifestação silenciosa foi organizada pelo Sindipol/DF. Quando da chegada de Lula ao palanque, funcionários e sindicalizados do Sindipol/DF estenderam faixas cobrando o acordo firmado entre a categoria e o Governo Federal. Nesse momento, toda a mídia presente, e – diga-se de passagem -, a cobertura era nacional, desviou sua atenção para a manifestação. Mesmo com todo o alvoroço causado pelo ato democrático de reivindicação, o Ministro, o único a discursar, sequer comentou o assunto. A inauguração, além do protesto, serviu para que o Sindipo/DF fizesse novos contatos com autoridades do MJ para tratar da Lei Orgânica e de outros assuntos do interesse dos sindicalizados.
ago
04
Comments are closed.