INÍCIO DOS ATENDIMENTOS DE PSICOTERAPIA E INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA

O Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF iniciou, em 2012, a prestação de serviços de psicologia para realização de atendimentos e acompanhamentos de psicoterapia aos sindicalizados, dependentes, filiados e funcionários, representados pelo ex-presidente Jones Borges Leal.  A assistência incluía:

• preparação para aposentadoria individual ou em grupo;
  • palestras;
  • avaliação para manutenção do porte de arma para o servidor aposentado;
  • visitas domiciliares.

A assistência psicológica iniciou-se na sede do SINDIPOL/DF e, logo após o sucesso dos atendimentos, foi inaugurada a primeira clínica em janeiro de 2012, no Edifício Victoria Office Tower, sala 119, com as Psicólogas Maria Helena Omena (CRP 1/6302) e Márcia Gomes de Almeida Ico, Psicóloga Clínica (CRP 1/6341).

Clínica de Psicologia

PESQUISA FEITA POR ALUNAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB

Em 2012, as Dras. Ana Magnólia Mendes Bel e Fernanda Duarte da Universidade de Brasília – UNB realizaram uma pesquisa baseada na dificuldade que o SINDIPOL/DF buscava sanar: os impactos do trabalho sobre a saúde e qualidade de vida dos policiais federais.

A pesquisa apresentou os resultados do Inventário de Riscos de Sofrimento Patogênico do Trabalho – IRIS, construiu um quadro explicativo que articula as características da organização real do trabalho e o sofrimento patogênico, proporcionando elementos para o planejamento de ações voltadas para a mobilização do prazer e da saúde no ambiente corporativo. Além disso, o estudo  trouxe o mapeamento de riscos de adoecimento da categoria, com diretrizes para as práticas de promoção da saúde como parte da política de segurança pública.

ENTREVISTA PARA A REVISTA ISTO É

“ONDA DE SUICÍDIOS ASSUSTA”

Em uma matéria para a ISTOÉ, Policiais Federais, integrantes do SINDIPOL/DF, parentes e colegas de trabalho revelaram situações que estavam vivenciando em 2013.  Os depoimentos  convergiam para um ponto comum de pressão excessiva no ambiente de trabalho e sem boas perspectivas de melhoria.

O quadro da época apresentava policiais que morriam mais por suicídio do que durante o combate ao crime. A instituição passava por sua maior crise interna já registrada desde a década de 90, e com apenas cinco psicólogos para uma corporação de mais de dez mil pessoas.

2015

ANÁLISE CLÍNICA NO QUE SE REFERE À EXISTÊNCIA OU NÃO DO ASSÉDIO MORAL OU TERROR PSICOLÓGICO NO AMBIENTE DE TRABALHO DA POLÍCIA FEDERAL

CLIQUE AQUI PARA VER O RELATÓRIO

Em 2015, as Dras. Maria Helena e Márcia Gomes, que atualmente trabalham na clínica de psicologia do SINDIPOL/DF, realizaram uma nova pesquisa para análise clínica através do levantamento de dados com testes padronizados, questionários complementares e avaliação da vulnerabilidade ao estresse no ambiente de trabalho.

O método utilizado nesta pesquisa teve como objetivo avaliar o possível afastamento do servidor do trabalho, ideação suicida, tentativa de suicídio, além de sentimentos e emoções das pessoas envolvidas na corporação. Entre as metodologias estavam dois questionários da escala BECK, sendo um que avalia a esperança e outro que retrata a escala de vulnerabilidade ao estresse no trabalho.

A pesquisa apontava um alto nível de vulnerabilidade ao estresse no ambiente de trabalho, afetando direta ou indiretamente à saúde mental, física e à qualidade de vida dos servidores.

CLIMA E FUNCIONAMENTO ORGANIZACIONAL

PRESSÃO NO TRABALHO

INFRA-ESTRUTURA E ROTINA

CRIAÇÃO DO PROJETO ACOLHER

O Projeto Acolher foi iniciado para ampliar o roteiro de ações e prestação de tratamento em prol da saúde mental para servidores e sindicalizados do SINDIPOL/DF. O projeto visava ser institucionalizado para garantir sua continuidade ao longo dos anos.

O nome ACOLHER veio do termo “Acolhimento”, que é utilizado na primeira sessão de terapia psicológica. Seu significado compreende um conjunto de ações a fim de garantir a saúde integral dos Policiais Federais, sindicalizados e dependentes.

No plano da prevenção, o Projeto ACOLHER vem com um pacote que engloba a orientação a uma alimentação saudável, atividade física, busca de qualidade de vida no trabalho e bem estar social e educação financeira.

REFORMA DO CLUBE

Em 2020, durante o período em que o Clube permaneceu fechado por determinação de decreto do Governo do DF em virtude da pandemia, o presidente do sindicato Egídio Araújo iniciou reformas do Clube Social com intuito de trazer mais lazer para a prática de atividades em prol da saúde mental dos sindicalizados e servidores da Polícia Federal. São elas:

• reforma e manutenção no campo de futebol (já concluídas);
  • construção de mais 3 (três) churrasqueiras;
  • construção de um salão de festas de 600m2;
  • construção de um redário nas imediações das piscinas;
  • construção de pergolados com cobertura em cada uma das churrasqueiras;
  • pavimentação dos estacionamentos e acessos no interior do clube com bloquetes;
  • recuperação do piso e aquecimento nas áreas das piscinas;
  • reformas e manutenções no sistema de água e esgoto do Clube por determinação da CAESB (em fase de conclusão).

ATENDIMENTO POR TELEMEDICINA DURANTE A PANDEMIA

Em abril de 2020, o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF iniciou os atendimentos psicológicos on-line em cumprimento à orientação de distanciamento social visando conter a disseminação do coronavírus.

O atendimento psicológico on-line, já autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia, buscava dar continuidade às consultas que já eram prestadas aos sindicalizados e seus dependentes, além de alcançar mais interessados que precisavam de apoio psicológico devido aos efeitos decorrentes da quarentena, como a ansiedade e o estresse.

INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA

E foi com muita satisfação que o SINDIPOL/DF inaugurou, no dia 2 de maio de 2022, a Clínica de Psiquiatria que atende seus sindicalizados. Com essa iniciativa, o Sindicato tem o objetivo de reforçar o combate às doenças da mente e fortalecer o tratamento psicológico que já é oferecido.

A Clínica de Psiquiatria nasceu da parceria com a Diversità – Psiquiatria e Saúde Mental, e terá à frente do projeto as médicas psiquiátricas Dra. Brenda Luz, Dra. Bruna França e Dra. Nayara Ferreira. O espaço fica localizado no Edifício Victoria Office Tower, sala 928, no Setor de Autarquias Sul, Quadra 4.

O Presidente do SINDIPOL/DF, Egídio Araújo, esclarece que a inauguração da Clínica de Psiquiatria é parte do Projeto ACOLHER, iniciado na instituição no final de 2019. A meta é oferecer aos sindicalizados um suporte cada vez mais eficiente na prevenção e tratamento das doenças da mente.

Se você chegou até aqui e se identificou com qualquer uma dessas situações, procure o SINDIPOL/DF. Estamos prontos para atendê-los!

O atendimento psicológico pode ser agendado pelo site do Sindipol/DF na Área Restrita. Para o primeiro acesso, a senha é o seu CPF. Mais informações ou dificuldades em acessar o sistema, entrar em contato pelo e-mail faleconosco@sindipoldf.org.br ou pelo telefone (61) 3223-4903 das 9h às 17h30.