O recadastramento dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou ontem sem transtornos no Distrito Federal, onde 33.051 pessoas serão convocadas nesta primeira etapa para apresentar a documentação exigida pelo órgão. Para facilitar a vida dos beneficiários, desde ontem o Ministério da Previdência Social implementou mais dois canais para o beneficiário saber se terá ou não que participar do Censo Previdenciário. Por meio do site www.previdencia.gov.br ou pelo telefone 0800-780191, o aposentado poderá, de posse do número do seu benefício, obter a informação. O PrevFone funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h (saiba mais no quadro).
Os segurados com o número final de benefício 1 ou 6 começaram a receber os comunicados ontem. A convocação é exibida na tela da máquina de auto-atendimento ou no caixa do banco onde o aposentado for sacar seu benefício. Nesta primeira etapa, serão convocadas 2,5 milhões de pessoas. Na segunda etapa, que começa em março de 2006, serão chamados outros 13,1 milhões de aposentados e pensionistas. Quem se aposentou a partir de janeiro de 2003 não será convocado, pois seu cadastro já foi feito no novo padrão.
No site ou no PrevFone, é possível tirar dúvidas sobre o censo. No site, aqueles que forem convocados poderão ainda imprimir o formulário do recadastramento, que deverá ser entregue juntamente com a documentação exigida na agência bancária onde recebe o benefício. O formulário também poderá ser retirado no próprio banco.
Tranqüilidade
De acordo com informações do Ministério da Previdência, o primeiro dia do censo foi tranqüilo. Não houve aumento expressivo do número de beneficiários nas agências do INSS. O Banco do Brasil (BB), responsável pelo pagamento de 25% dos aposentados e pensionistas que serão convocados, também informou que não houve transtornos nas agências.
Ontem pela manhã, na agência do BB no Setor Bancário Sul (SBS), o movimento era tranqüilo. O aposentado José Ferreira Lima, de 65 anos, foi sacar seu benefício e nem mesmo se preocupou em obter informações sobre o censo. “Assisti ao pronunciamento do ministro (da Previdência, Nelson Machado) na sexta-feira e ele falou para a gente ficar tranqüilo que nenhum benefício será suspenso antes de o aposentado ser convocado. Vou esperar para ver se estou nessa ou não”, afirmou. “Fiquei sabendo do recadastramento pelo jornal. Como sou aposentado do Banco do Brasil, acredito que meu cadastro já está ok. Mas, se for convocado, vou apresentar os documentos”, disse Ferdinand Marinho, de 64 anos.
Golpe
O Ministério da Previdência também alerta para a ação de estelionatários. Nenhum segurado deve receber supostos agentes do INSS em sua casa. Os documentos só deverão ser entregues nas agências bancárias. Na semana passada, no bairro de Areias, em Recife (PE), uma pessoa com um crachá falso do INSS procurou segurados pedindo o cartão magnético, CPF e outros documentos. A Previdência recomenda que o aposentado que for abordado por algum suposto funcionário do INSS denuncie à polícia a tentativa de estelionato.
O número
Censo
15,6 milhões
de pessoas em todo o país terão que atualizar seus dados com a Previdência
O recadastramento Como se informar sobre o Censo Previdenciário Consultas Internet PrevFone Convocação Documentação Casos especiais Pagamentos Calendário Final do benefício – Dia 1 e 6 – ontem 2 e 7 – hoje 3 e 8 – amanhã 4 e 9 – quinta-feira 5 e 0 – sexta-feira Fonte: Ministério da Previdência Social |
Comments are closed.