A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, é a pior desde o início do governo.
A aprovação ou desempenho pessoal do presidente caiu de 50% (que já era o pior percentual registrado na pesquisa) em setembro para 46,7% em novembro. A desaprovação subiu de 39,4% (também era o pior valor) para 44,2%.
A avaliação negativa do governo é a pior desde o início do mandato do presidente Lula –subiu de 24% em setembro para 29% em novembro.
A avaliação positiva do governo não é a pior desde o início do governo. O valor de 31,1% em novembro só perde para os 29,4% registrados em junho de 2004. Mesmo assim, o percentual de novembro representa uma queda em relação aos 35,8% registrados em setembro, na última pesquisa.
De acordo com Ricardo Guedes, diretor do instituto Sensus, o que mantém ainda a avaliação positiva de Lula são os programas sociais e a estabilidade na economia.
No entanto, a crise política e as denúncias de corrupção afetaram a imagem do presidente e 42,8% dos pesquisados consideram que Lula participou do esquema de corrupção, contra 41,3% que consideram que Lula não participou.
A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 17 de novembro, com duas 2.000 pessoas, em 24 Estados. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
nov
22
Comments are closed.