Dados da Agência de Notícias da Polícia Federal demonstram que desde o primeiro mandado do governo Lula, os trabalhos e operações realizadas pela Polícia Federal tiveram um aumento considerável. Esse fator, talvez, se relacione à melhor estrutura no que diz respeito à aquisição de equipamentos eletrônicos, devido ao aumento do orçamento destinado ao DPF.
Em contrapartida, o trabalho realizado pela PF, tem causado preocupação entre autoridades governamentais, incluindo críticas severas por parte do presidente Lula, e levantando questões sobre a atuação da polícia nas operações.
Desde
Mesmo com o reconhecimento da qualidade do trabalho, por parte da sociedade e imprensa, inclusive internacional, os federais enfrentam grande dificuldade profissional. Arriscam suas vidas, com equipamentos de segurança obsoletos, sem armamento adequado e sem o devido treinamento. Além do mais, apesar do sucesso das operações, ainda são disponibilizados materiais de má qualidade e os policiais encararam problemas administrativos como o recebimento de diárias com atraso, quando cumprem missões fora de suas bases.
Finalizando e demonstrando a falta de atitude das autoridades governamentais, até hoje ainda não houve o RECONHECIMENTO DAS ATIVIDADES POLICIAIS COMO SENDO DE NÍVEL SUPERIOR E NÃO EXISTE UMA CARREIRA NA POLÍCIA FEDERAL, muito menos uma LEI ORGÂNICA que regule as atividades, funções e relações de trabalho.
Recentemente o Ministro da Justiça, Tarso Genro, reconheceu a necessidade de mudança e prometeu que esses dois últimos itens serão modificados ainda neste mandato do Governo popular. Esperamos que essa promessa seja cumprida.
UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES
Comments are closed.