A POLÍCIA FEDERAL NÃO RESPONDEU SOBRE O MOTIVO DA FALTA DE DATAS; SITE ORIENTA USUÁRIO A IR AO POSTO DA PF PARA ESCLARECIMENTOS-
ADRIANA ALVES
DO “AGORA”
O paulistano que quiser tirar passaporte vai precisar de muita paciência. É necessário agendar pela internet uma visita a um dos oito postos da Polícia Federal na cidade, mas, atualmente, não há nenhuma vaga disponível, conforme consulta feita ontem ao site do órgão.
Ontem, foram feitas quatro tentativas -às 14h30, 15h30, 16h30 e 19h30- de agendar o atendimento em cada um dos oito postos da cidade. Nenhuma foi bem-sucedida.
Cada posto tem agenda própria, aberta até uma determinada data -que varia de 13 de junho a 8 de agosto. Os agendamentos para datas posteriores ainda não estão disponíveis.
Segundo o serviço de atendimento telefônico da Polícia Federal, o agendamento é necessário depois de preencher informações pela internet e recolher uma taxa no banco. O sistema, diz o serviço, foi estabelecido para evitar filas.
A saída é tentar a sorte e monitorar com freqüência os oito postos para verificar se houve alguma desistência.
No posto de atendimento do shopping Eldorado, em Pinheiros (zona oeste), foram disponibilizados horários para agendamento até 1º de agosto. Porém, não existe nenhuma data livre até esse período e não é possível agendar para os meses seguintes.
O mesmo acontece nas outras sete unidades da cidade: “Nenhum horário disponível. Consulte outro posto” é a mensagem que surge na tela.
O posto do shopping Light, no centro, é o que tem o período mais curto disponibilizado para atendimento: até 13 de junho. Como nos outros, os horários estão ocupados.
O maior prazo -até 8 de agosto- é o do Núcleo de Passaportes, na Lapa (zona oeste), mas não há horário vago.
A orientação dada no site da Polícia Federal é que o usuário dirija-se até o posto para esclarecimentos.
Sem resposta
O Departamento de Polícia Federal foi questionado, por e-mail, sobre a falta de vagas no agendamento pela internet. A assessoria de imprensa do órgão disse que não pôde responder, pois não recebeu a solicitação (feita às 16h52) em tempo hábil. A assessoria da Polícia Federal afirmou que deverá esclarecer o assunto hoje.
Comments are closed.