Emanuelle Coelho
Policiais federais de todo o Brasil realizaram ontem mais uma manifestação nacional pela carreira única e reenquadramento dos policiais federais da 3ª para a 2ª classe. Em Brasília, eles pararam as atividades durante todo o dia e protestaram em frente ao edifício sede do Departamento de Polícia Federal (DPF), no Setor de Autarquias Sul. A Categoria pretende também que seja encaminhada ao Congresso Nacional uma Lei Orgânica que reestruture a Carreira Policial Federal com a definição de estrutura de cargos, suas atribuições e evolução do servidor e o fim da terceirização dentro do Departamento.
Os policiais alegam que, quando foram aprovados em concurso em 2004, não existia a terceira classe na PF. A nova estrutura foi criada em 2005, pouco antes de tomarem posse. Desde então, os policias federais estão classificados em quatro níveis: terceira classe – início de carreira – segunda classe, primeira classe e classe especial.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF (Sindipol/DF), Cláudio Avelar, ressaltou que a Categoria está insatisfeita e que permanece mobilizada.
Comments are closed.