A 1ª CONSEG terminou dando amplitude a todos os anseios das categorias ligadas a Segurança Pública, bem como, da sociedade civil. Os diversos segmentos estiveram representados e gozaram de todos os direitos dentro dos princípios democráticos de representação.
É certo que regras foram estabelecidas, e os participantes obviamente tiveram de que obedecer, mas num todo, o evento foi altamente positivo.
Todos os grupos tiveram amplo espaço e puderam mostrar seus anseios, ficando o sucesso dependente da mobilização, articulação, consciência, e principalmente com o comprometimento dos representantes.
No caso da polícia federal, infelizmente foi notada por todos, a ausência de participação, o que demonstra o enfraquecimento da militância e a carência de representação da categoria.
Poucos sindicalistas participaram, além do presidente do Sindipol/DF, Cláudio Avelar, alguns abnegados se fizeram presentes na 1ª Conseg. Enquanto, vimos a polícia civil articulada, a polícia militar completamente mobilizada e os bombeiros mostrando a sua força e organização, todos puderam notar a ausência de articulação e participação dos policiais federais.
“Os federais que participaram estavam decepcionados e reagiram insatisfeitos pela falta de articulação do grupo”, ressalta Avelar, que parabeniza os lutadores solitários que se fizeram presente, auxiliando bastante nas mobilizações.
Apesar da grande dificuldade e rivalidade entre algumas categorias, bem como, das notáveis diferenças e particularidades, as reivindicações e mobilizações pela carreira ÚNICA com a valorização feitas dos policiais foram aprovadas, e incluídas no caderno de propostas, que serão levadas ao Ministério da Justiça, o que seria uma vitória parcial dos interesses dos policiais.
A sociedade exigiu mudanças, e as categorias dominantes serão obrigadas a aceitar a evolução com a conseqüente reestruturação da carreira e das atribuições de cada cargo. Continuaremos atentos e vigilantes, acompanhando o desenrolar do processo de mudança, finaliza Cláudio Avelar.
Confira os princípios e diretrizes aprovados
Unidos seremos mais fortes!
Comments are closed.