O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo está com as inscrições abertas para a sua 2ª edição. Cada jornalista poderá inscrever no máximo três trabalhos, individuais ou realizados em parceria, até o dia 31 de agosto de 2018, data-limite para o envio das matérias por meio do site premiopoliciaisfederais.com.br. As reportagens precisam ter sido publicadas entre 20 de outubro de 2017 e 31 de julho de 2018.
A iniciativa do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF), em parceria com a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), vai premiar as melhores reportagens sobre Segurança Pública, publicadas em veículos de comunicação brasileiros. Além de reconhecer o papel da imprensa na agenda de desenvolvimento do país, a segunda edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo vai distribuir R$ 20 mil para trabalhos jornalísticos veiculados em TV, Jornais, Revistas, Rádios, Sites e Blogs.
Descrição do Prêmio
O Prêmio foi criado com o objetivo de estimular a imprensa a produzir matérias sobre Segurança Pública, em especial aquelas que abordem o tema de forma aprofundada. E assim contribuir para um melhor entendimento pela sociedade em geral e para desenvolvimento e melhorias significativas na segurança brasileira.
Serão premiados trabalhos nas seguintes categorias:
- Webjornalismo: reportagens publicadas na internet, portais de notícias, blogs ou redes sociais;
- TV: reportagens publicadas em programas de televisão, em canais abertos ou fechados;
- Impresso: reportagens publicadas em veículos de comunicação impressos, jornais ou revistas;
- Rádio: reportagens publicadas em programas de rádio ou podcast;
- Fotojornalismo: produção ou série fotográfica publicada na internet ou veículos impressos;
- Categoria Geral: será escolhido o vencedor geral do 2º Prêmio Policiais Federais dentre todas as categorias.
As inscrições vão do dia 1º a 31 de agosto. O material inscrito passará primeiro pela avaliação de banca técnica e depois os materiais escolhidos serão submetidos a votação online entre os policiais federais, do dia 22 de outubro a 10 de novembro. Os finalistas serão divulgados no dia 19 de outubro.
A premiação será realizada durante o coquetel em comemoração ao Dia do Policial Federal, no dia 22 de novembro, a partir das 20h, no salão de festas Porto Vitória, no Setor de Clubes Esportivo Sul, trecho 02, lote 19 – Brasília, DF.
Confira o edital e faça sua inscrição pelo endereço www.premiopoliciaisfederais.com.br. Para mais informações, envie um e-mail para contato@premiopoliciaisfederais.com.br ou ligue para (61) 3223-4903 ramal 5.
1ª edição do Prêmio
Mais de 170 trabalhos foram inscritos na 1ª edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Veiculados em 19 estados, os finalistas compareceram à cerimônia de entrega no dia 22 de novembro de 2017, em Brasília.
Compuseram a Banca Avaliadora os policiais federais e jornalistas Alessandre Reis e Lincoln Frutuso; o servidor administrativo e jornalista da Polícia Federal Fagner Fagundes; o jornalista Giuliano Cartaxo da TV Record Brasília e Wanderlei Pozzembom do SJPDF. Já os grandes vencedores foram selecionados através de votação feita entre os Policiais Federais.
O grande vencedor da noite foi o jornalista Daniel Paulino Mota, da TV Record, com a reportagem “A Fronteira do Medo”. Entre os outros ganhadores estavam: Marcelle Altoé, da TV Tribuna/SBT-ES; Lizandra Rodrigues, da CBN Rio; Rodrigo Gavini Coutinho, do jornal A Tribuna/ES; Otto Valle, do portal Metrópoles; e Karla Mendes, do jornal O Estado de S. Paulo.
Comments are closed.