Policiais federais são homenageados em sessão solene na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira, 2, pelo Dia do Policial Federal, comemorado anualmente no dia 16 de novembro. A sessão foi requerida pelos deputados Aluísio Mendes, Ubiratan Sanderson, Carla Zambelli, Marcelo Freitas e Delegado Pablo.
O presidente da Casa deputado Rodrigo Maia, por meio de carta lida pela deputada Carla Zambelli, destacou o papel da Polícia Federal para transformação do Brasil e sua conduta que resultou em sua credibilidade reconhecida nacional e internacionalmente. “Para a Câmara dos Deputados é um motivo de júbilo celebrar esse servidor público que, com dedicação e profissionalismo constitui um dos pilares da transformação social e política do Brasil. A Polícia Federal impõe-se como instituição de credibilidade notabilizada pela condita séria, preparo técnico e eficiência”, destacou o deputado Rodrigo Maia.
Aluísio Mendes, deputados federal e policial federal ressaltou seu orgulho de fazer parte da instituição hoje mais respeitada e querida pela população brasileira. “É motivo de muito orgulho para mim estar aqui neste plenário hoje homenageando a minha categoria, categoria esta que eu pertenço há mais de 30 anos. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma das instituições mais respeitadas desse país”.
Luís Antonio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais ressaltou o trabalho dos policiais federais que com muito empenho enfrentaram as muitas dificuldades que surgiram ao longo da história desde a criação da Polícia Federal aos dias atuais e sempre se mantiveram firmes na batalha por um Brasil melhor. “É uma data comemorativa em que o parlamento se une à Polícia Federal e também aos brasileiros para mostrar esse reconhecimento e nós agradecemos muito por isso. Já houve tempos em que a polícia federal tinha muita dificuldade de equipamentos, de pessoal, hoje passa por novas dificuldades, mas nós nunca deixamos de tentar mostrar o nosso melhor, o melhor de nossa categoria, o melhor dos nossos cargos para tentar fazer um Brasil melhor.
Boudens também destacou a importância do trabalho em parceria com outras instituições que atuam no combate à corrupção e com as demais forças policiais que muito contribuíram para o fortalecimento da Polícia Federal. “Essa batalha contra a corrupção ela não é uma batalha de um dia, e ela não é uma batalha fácil. E se nós não estivermos unidos dificilmente nós venceremos. Unidos que eu digo é unidos com os brasileiros através de uma grande transparência do trabalho policial, através da aplicação direta de um trabalho firme, mas respeitando os direitos humanos, um trabalho voltado para o Ministério Público que é o nosso condutor da fase seguinte após as investigações e também o poder Judiciário”.
Flávio Werneck, diretor de Estratégia Sindical do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal participou da sessão solene e criticou o tratamento dado aos policiais federais em comparação com outros profissionais de segurança pública na Reforma da Previdência, ainda ressaltou que após essa disparidade de tratamento seria “motivo de comemoração para os policiais federais a retomada do debate sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal.
Assista ao vídeo completo: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/58946
Comments are closed.