A Diretoria Executiva do SINDIPOL/DF tem plena consciência da importância das atividades da Polícia Federal nesse período de pandemia. Os serviços que a PF tem prestado à sociedade brasileira nesse momento de crise na saúde pública, reforça ainda mais suas atribuições como de natureza de serviços essenciais.
Ciente disso, o SINDIPOL/DF tem adotado a atitude de cooperar com a administração da PF, no sentido de minorar ao máximo os riscos de contaminação dos Policiais Federais quando dos recrutamentos para as operações policiais. Em resposta, a administração da PF tem se mostrado receptiva às ações do SINDIPOL/DF.
No último recrutamento e por se tratar de operação que ocorreria na Região Norte, onde a COVID-19 tem mostrado um grande potencial de contaminação e letalidade, o SINDIPOL/DF encaminhou ofício à CAOP/PF e à DIREX/PF com alguns questionamentos de ordem protocolar, no sentido de garantir o máximo de segurança para os policiais federais recrutados.
Essa operação policial foi deflagrada no Estado do Are, no período de 01 a 06 de junho, o SINDIPOL/DF procurou estar ao lado dos policiais federais recrutados. No embarque para o Estado do Acre, os colegas receberam um kit de EPI composto de máscaras de algodão lavável, álcool em gel e um protetor facial em acrílico.
Quando do retorno para Brasília, o SINDIPOL/DF teve conhecimento que, não obstante ser a Região Norte um dos principais focos da pandemia, o que por si só já seria um risco para o efetivo recrutado, algumas equipes da operação tiveram contato direto com pessoas, com diagnóstico positivo para a COVID-19. Por esses motivos, o SINDIPOL/DF providenciou testes rápidos para a COVID-19 junto a Secretaria de Saúde do GDF, bem como, manteve tratativas junto a senhora Diretora de Gestão de Pessoal da PF, via Presidência da FENAPEF, para que o SIMED/PF emitisse pedidos de exames para a COVID-19, para que os integrantes da operação realizassem testes PCR pelos seus respectivos planos de saúde.
Também encaminhou um questionário para todos os participantes da operação, com o objetivo de obter dos mesmos a percepção da oportunidade e a conveniência da referida operação ser realizada no momento em que enfrentamos a pandemia. O resultado dessa pesquisa será encaminhado para os Gestores da Polícia Federal, de maneira que os mesmos tenham a opinião direta de quem está na linha de frente das operações.
Comments are closed.