O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta manhã, do lançamento do Sistema Automatizado de Identificação e Impressões Digitais (Afis) da Polícia Federal. O evento aconteceu no Instituto Nacional de Identificação, no Setor Policial Sul, em Brasília. O novo sistema permitirá aos policiais de todos o País a identificação de pessoas com antecedentes criminais ou estrangeiros que aqui residem, por meio da análise automática das impressões digitais que integram um poderoso Banco de Dados. O novo sistema possibilitará o cruzamento rápido e eficiente das informações criminais cadastradas, dando celeridade e segurança às investigações.
Lula conheceu as instalações e os equipamentos do sistema Afis e foi saudado pelo Diretor Técnico-Científico do Departamento de Polícia Federal (Ditec), Perito Criminal Federal Geraldo Bertolo e pelo ministro Marcio Thomaz Bastos. Apesar da importância do sistema para a Polícia Federal, O presidente Lula não se manifestou sobre o novo sistema.
Participaram do evento inúmeras autoridades, entre as quais o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, o Diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda e o Diretor do Instituto Nacional de Identificação, Glédston Campos dos Reis. Cobranças – Antes de inaugurar o novo sistema, Lula pôde ver – ao longo do trajeto no Setor Policial Sul – algumas faixas colocadas pelo Sindipol/DF cobrando celeridade na definição dos índices de reajuste para os policiais federais e servidores administrativos.
Comments are closed.