Após o recesso de 7 de Setembro, que paralisou os trabalhos das investigações conduzidas pelas CPIs dos Correios, do Mensalão e dos Bingos, a semana promete ser agitada no Congresso Nacional.
Na pauta, a renúncia do deputado federal Carlos Rodrigues (PL-RJ), a cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o depoimento do ex-presidente do PT José Genoino, a convocação do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e a votação de 14 projetos que estão na Ordem do Dia do Senado.
Rodrigues está entre os 18 deputados citados no relatório preliminar das CPIs dos Correios e do Mensalão, cuja recomendação é de abertura de processo no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. A abertura dos processos pode ocorrer nesta terça-feira.
A CPI do Mensalão tem previsto, para amanhã, o depoimento do ex-presidente do PT, José Genoino. Os deputados e senadores querem ouvi-lo sobre os empréstimos de R$ 55 milhões feitos ao partido pelo ex-tesoureiro, Delúbio Soares. Os contratos bancários tinham a sua assinatura e foram avalizados pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.
Na quarta-feira, será a vez do ex-assessor do PP, João Cláudio Genu, explicar os saques feitos na agência do Banco Rural de Brasília. Segundo ele, o dinheiro sacado era entregue ao líder do partido na Câmara, José Janene, e ao presidente do PP, Pedro Corrêa. A lista entregue por Marcos Valério à CPI aponta o parlamentar como sacador de R$ 4,1 milhões na agência do Banco Rural na capital federal.
CPI dos Bingos
Ainda nesta semana, a CPI dos Bingos deve votar o requerimento do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSOL-AC) que convoca o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, para depor.
Os senadores investigam as informações do advogado Rogério Tadeu Buratti, ex-assessor de Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto, de que existia um esquema de pagamento de propina feito por empresas de coleta de lixo. O presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), disse que vai colocar em votação o requerimento de convocação de Palocci.
Roberto Jefferson
Está prevista para esta quarta-feira a votação, em plenário, do primeiro parecer de cassação do deputado Roberto Jefferson. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), membro do Conselho de Ética, considera necessária a votação nesta semana, como está determinada na agenda da Câmara.
“A pretexto de não tê-lo [Severino Cavalcanti] presidindo as sessões, não se pode deixar de dar uma resposta ao Brasil. Se adiarmos a votação, estaremos fazendo o jogo dos investigados”, avaliou o parlamentar.
Senado
No Senado, o desafio é votar 14 projetos que estarão na Ordem do Dia. Um deles proíbe dentistas de receitarem qualquer medicamento que seja anabolizante. Esse tipo de medicação é utilizado por desportistas para aumentar a massa muscular, mas coloca em risco a saúde das pessoas por conta de suas reações adversas. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
No parecer do relator Augusto Botelho (PDT-RR), a determinação é que as farmácias retenham e guardem por cinco anos o receituário destes produtos exigindo todas as informações sobre os compradores e os médicos.
set
12
Comments are closed.