Foi lançada hoje pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e a CNBB- Comissão Nacional dos Bispos do Brasil uma campanha que visa fiscalizar o cumprimento da legislação eleitoral , com punições e cassação de mandatos em casos de compra de votos. A idéia é exterminar a corrupção nas eleições, fortalecendo o grau de confiança dos cidadãos.
Segundo Roberto Busato, presidente da OAB, o principal objetivo do movimento é punir àqueles que utilizam a verba pública para promoção eleitoral, e também para os que atropelam o limite legal para o início das campanhas. A crise do “mensalão” é a clara necessidade desse controle. “A corrupção eleitoral não é nenhuma ficção, mas algo palpável na sociedade brasileira, que já está mais que indignada com esse problema e exige ética na política.” , afirma Busato.
Vinte entidades participarão da campanha, entre elas: Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristas, Unafisco Sindical, Ajufe- Associação dos Juízes Federais do Brasil, ABMPE – Associação Brasileira de Magistrados Procuradores e Promotores Eleitorais, AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros, ANPR -Associação Nacional dos Procuradores da República.
Dados: Folha Online
Comments are closed.