Relatório divulgado pela internet Security Systems revela que o número de sites com conteúdo extremista (apologia do nazismo, incitação à violência contra gays) cresceu 42,4% em 2005. Segundo o estudo, existem atualmente 180 mil endereços do gênero frente aos 132 mil contabilizados em 2004. No total, eles chegam a 16 milhões.
As páginas que roubam dados confidencias dos internuatas também estão se expandindo. O fenômeno, de acordo com Grupo de Trabalho Anti-Phishing (APWG, na sigla em inglês) é conseqüência do uso cada maior pelos fraudadores digitais de sofisticadas técnicas e ferramentas hackers.
”Os golpistas estão usando uma rede de bots para enviar e-mails falsos ou aumentar o número de phishing sites”, diz Dan Hubbard, diretor da Websense, empresa que analisa os dados de ataques de phishing para o APWG.
Os bots referidos por Hubbard são uma rede de computadores que sofreram invasões por meio de vírus ou cavalo-de-tróia e que são usados pelos malfeitores para todo o tipo de atividade criminosa pela internet, como o envio de spams.
Comments are closed.