O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou, nesta sexta-feira, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, para a cerimônia de lançamento, na próxima terça-feira, às 15h30, no Palácio do Planalto, da nova campanha destinada a prevenir o trabalho escravo. Assinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), a campanha terá como peças principais cartazes e uma cartilha em forma de literatura de cordel ilustradas pelo artista pernambucano J. Borges, um dos mais conhecidos xilogravuristas do Brasil.
O alvo principal da campanha serão os trabalhadores e as mensagens destinam-se a orientá-los sobre como evitar o aliciamento para o trabalho escravo e também a denunciar a ocorrência desse crime.
A coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da OIT no Brasil, Patrícia Audi, destaca a importância do lançamento da campanha. Ela lembra que, desde maio deste ano, o Brasil é considerado exemplo mundial no combate ao trabalho escravo pela OIT. O Relatório 'Uma Aliança Global contra o Trabalho Forçado' destaca os expressivos resultados alcançados pelo Brasil no combate à escravidão contemporânea. Desde o início das operações do Grupo Móvel de Fiscalização, em 1995, até agora, cerca de 18 mil trabalhadores foram resgatados.
Comments are closed.