Edilson Rodrigues/CB |
Arruda: negociações sobre nomes dos administradores do Plano Piloto, Guará, Santa Maria e Núcleo Bandeirante estão no fim |
Um dos cargos que deve ser confirmado em breve por Arruda é para acomodar o ex-deputado distrital Peniel Pacheco (PDT). Ele é um fortíssimo candidato a assumir o Plano Piloto. Derrotado nas últimas eleições, Peniel entraria na quota do PDT de Cristovam Buarque. Ontem, o senador que disputou a Presidência da República se encontrou com Arruda no Centro Administrativo de Taguatinga. Um dos assuntos tratados foi a participação do partido no governo. “Não queremos um apoio distante e falamos isso para o governador. Se ele oferecer cargos, a nossa tendência é aceitar”, avisou Cristovam.
Ex-governador do DF pelo PT, o atual pedetista fez uma avaliação positiva do início de governo. “Conseguimos listar 18 pontos favoráveis contra apenas algumas preocupações”, disse. Uma delas, a indicação que não se confirmou de Benício Tavares para a administração de Ceilândia. Antes do encontro com Cristovam, Arruda cumpriu agenda em São Sebastião onde fez campanha contra a dengue.
Na disputa pela vaga do Plano Piloto entrou também o PPS. O partido que conseguiu emplacar Alírio Neto na presidência da Câmara Legislativa ainda não está satisfeito. Faz pressão para indicar o advogado e candidato a distrital nas eleições de outubro Ricardo Pires para o posto. Mas, sobre o assunto, Arruda tem repetido a interlocutores que a legenda já está bem contemplada com a chefia do Poder Legislativo.
A composição das administrações regionais tem um forte critério político. Desde antes da posse, o governador afirmou publicamente que pouparia o secretariado das indicações partidárias e trabalharia as acomodações com as siglas aliadas nas administrações regionais. É por uma indicação do deputado distrital Aguinaldo de Jesus (PL) que Hebert Felix deverá ser confirmado como administrador de Riacho Fundo II. Ex-administrador da cidade durante o ano de 2002, ele é funcionário de carreira da Secretaria de Esporte do Distrito Federal e integra o conselho de ética do PFL local.
Outro distrital que terá participação na escolha do futuro administrador de Santa Maria é Paulo Roriz (PFL). A sugestão do parlamentar, que fez campanha para Arruda, é a professora da rede pública de ensino Lourdes Roriz. Por um curto período do governo passado, ela esteve à frente da administração para a qual deve ser efetivada nos próximos dias. Também já foi subadministradora de um setor (DVO) do Gama.
Colaborador
Está próximo o consenso para a nomeação de Deverson Lettieri como administrador do Guará. Um dos colaboradores de Arruda durante a corrida pelo GDF, Lettieri entraria pela quota pessoal do novo chefe do Executivo. O seu nome, no entanto, foi citado em conversas com os deputados Alírio Neto e Izalci Lucas, ambos com base eleitoral no Guará. Não houve vetos a Lettieri, que na gestão passada tinha um cargo na pasta de Desenvolvimento Econômico. Ansioso pelo desfecho sobre a sua indicação, ontem ele circulava no Centro Administrativo em busca de confirmações.
Dono de um hotel no Núcleo Bandeirante, Lino Neto de Oliveira tem boas chances de ser o novo administrador da cidade. Além da simpatia do governador Arruda, para quem fez campanha, Lino é ligado ao vice-governador Paulo Octávio (PFL).
Os favoritos Confira os nomes dos administradores que devem ser confirmados no Diário Oficial: Plano Piloto Peniel Pacheco Guará Deverson Lettieri Núcleo Bandeirante Lino Neto de Oliveira Santa Maria Lourdes Roriz Riacho Fundo II Hebert Willian Felix |
personagem da notícia Homem de confiança no Plano
A provável nomeação de Peniel Pacheco para administrar o Plano Piloto cumpre função que vai além do acordo de incluir o PDT no governo. A indicação de Peniel para o cargo também tem uma quota pessoal do próprio governador. Ex-deputado distrital derrotado nas eleições de outubro, Peniel teve um papel de destaque durante as eleições. Decidido a renunciar à candidatura como distrital caso o partido mantivesse a posição de lançar um nome próprio ao governo local, o deputado pressionou para que Ezequiel Nascimento desistisse da tentativa, diminuindo a concorrência para Arruda. Caso Peniel saísse da disputa ao GDF, dificilmente o partido atingiria o coeficiente para eleger deputados na Câmara Legislativa. A ligação de Peniel com Arruda, no entanto, é mais antiga que a última eleição. O pedetista disputou o GDF em 1998 na condição de vice do atual chefe do Executivo. Sem sucesso, Arruda permaneceu no Senado como líder do governo e indicou Peniel para presidir a Junta Comercial do Distrito Federal — cargo vinculado ao Ministério do Planejamento, onde esteve entre 1999 e 2002. Em seguida, foi eleito para um segundo mandato na Câmara Legislativa. (LT) |
Comments are closed.