Os cães farejadores de explosivos e drogas da PF estão prontos para localizar artefatos suspeitos em locais de competições e da organização do Pan 2007. Ao todo, 17 cães, vindos de Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro estão na cidade do Rio de Janeiro desde junho para atuar nas vistorias e varreduras das instalações onde acontecem as competições.
Dos 17 animais treinados, 5 estão preparados para encontrar objetos explosivos e 12 são cães farejadores de drogas. As raças pastor alemão, labrador e pastor belga mallinois são trabalhadas pelos policiais federais desde os seis meses de vida para atuar em ações policiais.
Os cães são guiados, treinados e cuidados por policiais especialmente instruídos para lidar com os animais. Os policiais que guiam os cães são habilitados a identificar as reações do cão e orientar o animal nas buscas.
Os cães possuem mil vezes mais células olfativas que o ser humano e por isso são capazes de identificar com precisão diversas substâncias que ao homem são imperceptíveis. O emprego destes animais são hoje fundamentais para o sucesso de buscas policiais.
Todas as ações da PF no Pan fazem parte do Plano Integrado de Segurança dos Jogos Pan-americanos.
Veja: conheça o treinamento dos cães farejadores da PF
Por: Divisão de Comunicação Social
Missão Pan 2007 – pf.pan@dpf.gov.br
Tel.: (21) 2233 4590/6694
Cel.: (61) 9119 6633
Comments are closed.