Luiz Ernesto Magalhães
A Polícia Federal do Rio decidiu investigar os gastos do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (CO-Rio) com verbas do Ministério do Esporte na promoção do evento. Entre os objetivos estão apurar se houve favorecimento na escolha de empresas contratadas sem licitação, superfaturamento e pagamento por serviços não executados. A investigação ficará a cargo do delegado Joe Tashi Montenegro, da Delegacia de Polícia Fazendária. No fim de julho, ele solicitou documentos ao Tribunal de Contas da União (TCU) para embasar as investigações. O material foi entregue na última quarta-feira à PF.
Levantamento feito pelo GLOBO no site Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU) mostra que, desde o ano passado, o CO-Rio firmou convênios de cerca de R$160 milhões com o Ministério do Esporte. Parte deste dinheiro também foi destinado à organização dos Jogos Parapan-Americanos que começam neste domingo. Com os recursos, o CO-Rio pagou parte de seus funcionários, importou equipamentos esportivos e repassou recursos para os Comitês Olímpicos dos países participantes do Pan comprarem passagens aéreas, entre muitas outras atividades.
– A idéia é investigar, em conjunto com o Ministério Público Federal, como esse dinheiro foi gasto – justificou o delegado, que pretende se reunir com os procuradores do MP na semana que vem.
O CO-Rio não quis se manifestar sobre a investigação da PF.
Comments are closed.