Há vários anos o Sindipol/DF exibe a campanha com propagandas a favor da carreira policial, como parte do projeto Ética, lançado pelo sindicato no dia 2 de julho de 2007. Há um painel na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília com os símbolos do Sindipol/DF e do DPF, dizendo: ''Ética: Moralização na Política”. No mesmo local, foi colocado outro com as frases: Os Policiais Federais estão insatisfeitos com a estrutura da carreira. Investigação com Autonomia e Isenção. Respeito à experiência, competência e profissionalismo”. As mesmas frases foram colocadas em um outdoor às margens da Via Epia, próximo ao Parkshopping. Presidente do Sindipol/DF, Cláudio Avelar e o Diretor Geral, Luiz Fernando Corrêa O uso da marca do DPF na campanha foi devidamente autorizado na presença de todos os diretores do Sindicato em reunião com o então Diretor-Geral, Luiz Fernando Corrêa, que inclusive recebeu das mãos do presidente do Sindipol/DF, Luís Cláudio Avelar, a camiseta da campanha pela Ética. Os banners da campanha pela ética estão expostos também em diversos gabinetes parlamentares, OAB, Associação dos magistrados entre outros. Porém, o sindicato recebeu um ofício da Corregedoria do DPF pedindo que os painéis sejam retirados num prazo de dez dias. Caso contrário serão tomadas medidas legais. Presidente do Sindipol/DF, Cláudio Avelar e o Diretor Geral, Luiz Fernando Corrêa
O assunto abre algumas reflexões importantes acerca dessa imposição da corregedoria: por que só agora depois das discussões relativas à PEC, ao inquérito policial e a lei orgânica que eles se posicionam em relação ao uso da logomarca da DPF na campanha pela ética? O que atrapalha é o símbolo do DPF ou campanha pela ética? O que incomoda tanto os senhores responsáveis por esse ofício?
Luiz Fernando Corrêa recebe a camiseta da Ética – Foto tirada em outubro de 2007
Se o sindicato, que é o único e legítimo representante dos Policias Federais não pode usar o símbolo da PF, que outro símbolo ele irá usar?
O uso do símbolo do DPF não é usurpação e mesmo se desejarem considerar dessa forma, ele já estava devidamente autorizado pelo Diretor Geral que apoiara na ocasião da reunião realizada com o presidente do Sindipol/DF em 08/10/2007.
Essa situação não cai bem para quem assina e encaminha tal ofício para o sindicato. A corregedoria pode ameaçar um presidente de sindicato com sanções administrativas, estando, ainda, esse presidente em licença para mandato classista?
Buscar a ética nos diversos setores da sociedade é crime senhor corregedor? Pedir moralização na política é imoral? A censura está de volta?
Então, qual será o verdadeiro anseio dos Policiais Federais, senão a Ética, moralização e carreira justa?
LEIA A ÍNTEGRA DOS OFÍCIOS
Ofício enviado ao Sindipol/DF
Ofício enviado pelo Sindipol/DF ao DPF
Comments are closed.