O presidente do Sindipol/DF, Luís Cláudio Avelar e o Diretor Jurídico, Flávio Werneck, se reuniram na última terça-feira (14) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes para tratar sobre a súmula vinculante nº11, adicional noturno e escutas telefônicas. Estiveram presentes também à convite do Sindipol/DF o presidente do Sindicato dos policiais Federais de São Paulo, Rogério Almeida e o Diretor Jurídico da Fenapef, Adjaci dos Santos.
O Sindipol esclareceu que concorda quando o ministro critica os abusos e que eles devem ser coibidos. O sindicato condena a super exposição de presos, mas acredita necessário um ponto de equilíbrio na questão da excepcionalidade do uso das algemas imposta pela súmula vinculante nº11, para que não coloque em risco a vida do policial, do preso e de terceiros. O Sindipol afirmou ainda que o problema das algemas é decorrente da falta de capacidade da maioria dos chefes.
Presidente do Sindipol/DF, Cláudio Avelar
Os sindicalistas pediram ainda a revisão da decisão sobre a suspensão do pagamento do adicional noturno. O presidente do Sindipol/DF e os representantes de sindicatos explicaram que essa é uma garantia que os policiais tinham pelas horas a mais trabalhadas e uma forma de proporcionar melhores condições de trabalho.
Os representantes dos sindicatos explicaram que as escutas ilegais assim como o excesso na questão do uso das algemas remetem ao problema do modelo de inquérito utilizado no país, que são comandados muitas vezes por chefes incompetentes ou sem experiência que, por sua vez se utilizam dessa ferramenta para realizar um pré-julgamento desnecessário. Eles salientaram que a escolha dos chefes tem que ocorrer com critérios certos e não por favorecimento.
O ministro se mostrou aberto à discussão e comprometeu-se a analisar as questões apresentadas. Por fim os sindicatos reafirmaram sua posição reprovadora diante da falta de profissionalismo de alguns policiais e condenaram firmemente a pirotecnia no trabalho da Polícia Federal. O presidente do Sindipol/DF aproveitou a oportunidade para entregar ao Presidente do STF o parecer psicológico elaborado pelo DPF e a entrevista feita com uma das autoras do parecer.
Notícias Relacionadas:
Policiais federais pedem revisão da decisão do STF sobre o uso de algemas – Agência Brasil
Presidente do STF recebe dirigentes do Sindipol que pedem revisão de súmula sobre algemas – Site STF
Comments are closed.