Enquanto o Capitão Nascimento (Wagner Moura), de Tropa de Elite 2, não entra em ação, quem dá as ordens na telona é o destemido agente do Comando de Operações Táticas de Brasília, Dani, vivido por Selton Mello no filme Federal, de Erik de Castro, em cartaz até quarta-feira no Festival do Rio (confira no roteiro de filmes). Muito mais sarado – resultado do treinamento de três meses na companhia de policiais do COT, durante as filmagens em 2006, em Brasília -, o ator exibe músculos e habilidade com a arma. “O Selton é um senhor ator. Sempre vi nele qualidades para fazer um filme de ação, mas ao mesmo tempo denso”, elogia o diretor.
No longa-metragem, o personagem de Selton integra o grupo de confiança do delegado Vital (Carlos Alberto Riccelli), que investiga o narcotraficante Carlos Béque (Eduardo Dussek). “Treinamos com policiais federais. Havia cenas perigosas, com risco de acidente, que foram muito bem ensaiadas com o diretor. Mesmo a bala sendo de festim, pode machucar, e era preciso ficar na linha de tiro”, contou Dussek, cujo personagem provoca riso, com tiradas como: “Se tem uma coisa que funciona nesse País é o crime. Vamos repor o estoque que nesse fim de semana tem micareta. O que não falta é gente querendo se drogar, se picar, se divertir”, ao saber do estouro de seus pontos de venda de drogas no filme.
Mesmo bem-intencionado, o delegado Vital sofre para desbaratar a quadrilha internacional, porque a todo momento é traído por um policial de sua equipe. “Acredito no idealismo do Vital. Conheci excelentes policiais. A corrupção está em todo lugar”, declarou Erik de Castro. Nascido e criado em Brasília, o diretor, de 39 anos, rodou a película na cidade natal, que é apresentada como a Capital do pó.
“É histórico. Brasília hoje é uma das cidades em que mais cresce o consumo de drogas. O negócio aqui é pesado”, conta ele, que, aos 16 anos, começou a escrever o roteiro do filme, finalizado com Érico Beduschi e Heber Trigueiro.
O texto foi selecionado pelo laboratório do Sundance Institute, o que atraiu produtores internacionais como Matthias Ehrenberg e EuropaCorp. Para montar as cenas de perseguição policial, contou com a consultoria do mago dos efeitos especiais de Hollywood, Allen Hall (Piratas do Caribe 2). E o elenco tem duas estrelas internacionais: o ator Michael Madsen (Cães de Aluguel), na pele do agente americano Sam Gibson, e a atriz colombiana Carolina Gómez, com quem Selton Mello protagoniza algumas cenas tórridas.
Comments are closed.