Será que existe estratégia para conter tantos casos de violência? Já existe algum plano de ação? De quem é a responsabilidade?
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, fala em criar um sistema de registro de crimes, uma espécie de mapa da violência, para saber como e onde os criminosos agem. Informação. O ministro defende ainda uma profunda integração entre policias, governos e os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
Por que tanta violência no Nordeste? “Regiões onde há muitas praias, o crescimento dessas cidades, a chegada de muitos turistas, eles trazem um atrativo muito grande para a criminalidade”, explica o professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em segurança pública, Antônio Flávio Testa.
O professor diz que os criminosos agem onde é mais fácil escapar: em regiões em que a polícia tem mais dificuldade em prevenir os crimes e punir os bandidos. O que é preciso para reduzir a violência? Entre outras coisas, dinheiro para treinar e equipar os policiais.
Além de dinheiro, os especialistas explicam: sem informação, não dá para criar estratégias contra o crime. O governo federal quer fazer um mapa da violência para saber como agem os bandidos em cada estado.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diz que vai conversar com todos os governadores para criar um sistema de registro dos crimes em tempo real. Mas tudo depende de boa vontade. Os estados só colaboram se quiserem.
“Nós não só temos de ser meros repassadores de dinheiro, mas nós temos de ser integradores de políticas. Nós temos de estar juntos, enfrentando situações, a Polícia Federal e as polícias dos estados, de forma que o repasse dos recursos não seja uma coisa feita a esmo, mas algo feito com critério, com objetivos e metas a serem alcançadas”, declarou o ministro.
O ministro da Justiça disse ainda que é um desafio para o governo combater o tráfico de drogas e de armas.
Comments are closed.