Era para existir algo mais nos céus do Brasil, do que os aviões de carreira: as aeronaves da Polícia Federal. Por onde voam agora os helicópteros que até dia desse davam suporte operacional aos Agentes Federais? Sumiram?
Informações veiculadas no dia 24 de fevereiro passado no sítio www.aero.jor.br dão conta que “a Força Aérea Brasileira (FAB) participou, recentemente, de uma operação para combater o plantio de maconha no Sertão Nordestino, principalmente nos Estados de Pernambuco e Bahia. A missão destruiu 294 mil mudas e derrubou 394 mil pés da droga, tirando de circulação aproximadamente 117 toneladas do entorpecentes. Os helicópteros transportaram policiais federais de diversos Estados para desmantelar o plantio e produção da droga na região”.
Segundo, ainda, as informações daquele sítio eletrônico, “os policiais consideraram determinante o apoio da FAB à operação para o combate ao tráfico de entorpecentes, impedindo a disseminação de grande parte da droga produzida na região”.
Com base nestas informações, nós todos – policiais federais -, devemos agradecer penhoradamente ao substancial (e determinante) apoio dos militares. Mas fica a indagação: o que é que está acontecendo na CAOP? Por onde andam os helicópteros da Polícia Federal? Se a instituição dispõe de seis caríssimas aeronaves, por que razão não foram empregadas no apoio operacional às equipes de confronto? Estão no solo? Não há recursos? Falta planejamento? Falta competência?
Será que estão fazendo contenção de despesas na CAOP? Ou será que é má administração por parte de seu Coordenador?! Ou será que o Coordenador é daqueles que não levam problemas para os seus superiores e prefere nada fazer, ou seja, deixar as aeronaves e seus equipamentos ao relento deteriorando com o tempo?
Preocupado com a situação das aeronaves da Polícia Federal, estas mesmas indagações foram feitas no dia 18 de agosto de 2010 por um diretor do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e, em contrapartida, a administração do órgão determinou a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar, pelo fato do servidor ter publicado no site deste sindicato, na coluna “Espaço Aberto” o artigo “O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO NA CAOP?”.
Cabe à Direção-geral averiguar o que esta havendo na CAOP, antes que o Ministério Público intervenha e o faça.
Veja mais detalhes da reportagem sobre o apoio dos militares neste endereço.
Comments are closed.