Foto: Gerdan Wesley
O Líder do PSDB, senador Alvaro Dias, protocolou requerimento, nesta quinta-feira (27/09), na Comissão de Constituição e Justiça, solicitando a realização de audiência pública para discutir o plano de reestruturação salarial e de carreira dos servidores da Polícia Federal e a valorização da categoria. O Líder pede que sejam ouvidos o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello; e o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, Marcos Vinício de Souza Wink.
Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal estão em greve há mais de 50 dias. “As reivindicações desses servidores públicos essenciais à Nação vai muito além da questão salarial. Trata-se da necessidade de reconhecimento, pelo Governo Federal, da estatura de importância dessa categoria de servidores públicos especiais, que prestam ao País serviços inestimáveis em várias frentes de atuação: combate ao crime organizado, proteção das fronteiras nacionais, repressão ao tráfico de drogas e ao contrabando de mercadorias, exercício das polícias marítima, aeroportuária e judiciária federal”, disse o Líder.
Alvaro Dias disse ainda, na justificativa do requerimento, que não fosse a atuação competente e rigorosa da Polícia Federal, a sociedade brasileira não teria tomado amplo conhecimento sobre a atuação de quadrilhas como a que explorava jogos ilegais ou negociava sentenças na Justiça. “Também não estaríamos debruçados, hoje, neste Congresso Nacional, em investigações sobre a organização criminosa comandada por Carlinhos Cachoeira”, destacou.
Segundo a FENAPEF, os policiais federais estão cumprindo rigorosamente a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que nos portos e aeroportos sejam mantidos 100% das atividades de plantão, garantindo-se pleno atendimento às demandas da Justiça Eleitoral durante as eleições municipais e, ainda, pelo menos 70% do serviço nas atividades da Polícia Judiciária, de inteligência e em unidades de fronteira, 50% nas funções de Polícia Administrativa e 30% nas tarefas residuais.
Cristiane Salles – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado
Comments are closed.