Fonte: Correio do Povo
Com nariz de palhaço e camisetas com a mensagem “SOS Polícia Federal”, cerca de 50 agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal (PF) realizaram na manhã desta quinta-feira um protesto no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre. Os servidores ficaram durante uma hora e meia no saguão do setor de embarque onde entregaram material aos passageiros com informações sobre as reivindicações da categoria.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS), Paulo Paes, disse que o objetivo do protesto é denunciar à população as péssimas condições de trabalho e o descaso do governo federal com a categoria. “As operações policiais no país e no Estado estão comprometidas em função da falta de pessoal”, destaca.
Segundo Paes, faltam policiais federais no Salgado Filho. “Temos dois agentes no aeroporto enquanto o necessário seriam que tivessem oito policiais”, acrescenta. Conforme o presidente do sindicato, a situação é mais grave nas fronteiras do Rio Grande do Sul. “Em Jaguarão, temos somente um agente por turno. O ideal é que fossem três ou quatro policiais”, ressalta. Segundo ele, o trabalho é prejudicado também está prejudicado nas fronteiras do Chuí, Bagé, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Porto Xavier e Porto Mauá em função da falta de efetivo policial.
De acordo com Paes, o corte de verbas e a diminuição do efetivo prejudica o trabalho realizado pela polícia, principalmente na questão da fiscalização do aeroporto. Na segunda-feira, dia 26, acontece uma reunião entre a Federação Nacional dos Policiais Federais e o Ministério do Planejamento para discutir as reivindicações da categoria. Em Porto Alegre, os servidores gaúchos realizam uma assembleia na terça-feira. A Polícia Federal possui 12 mil policiais. Deste total, 700 atuam no Rio Grande do Sul.
Comments are closed.