Fonte: Terra
O juiz Evandro Neiva de Amorim, da 8ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), revogou nesta segunda-feira a prisão preventiva do doleiro Fayed Traboulsi. Suspeito de comandar um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de fundos de pensão com a ajuda de prefeitos, ele foi preso no último dia 19 durante a Operação Miqueias da Polícia Federal.
Na decisão, Amorim justifica que, uma vez que o processo foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela suspeita do envolvimento de pelo menos três parlamentares no esquema, ele não teria mais competência para julgar o caso. Diante de entendimento do próprio STF, o juiz determinou então que os acusados aguardem o processo em liberdade.
Além de Traboulsi devem ser soltos ainda hoje Carlos Eduardo Rocha Marzola, Flávio Junior de Carvalho, Marcelo Toledo e Sandra Maria da Silveira, também acusados de envolvimento no esquema. “Entreguei na sexta-feira a petição com a informação sobre a incompetência da vara para o Supremo Tribunal Federal, por terem dois deputados investigados com prerrogativa de foro privilegiado. A prisão preventiva de Fayed foi revogada hoje e será estendida a todos os demais”, explicou o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende o doleiro.
Parlamentares
A Polícia Federal aponta os deputados federais Waldir Maranhão (PP-MA), David Alcolumbre (DEM-AP) e Eduardo Gomes (PSDB-TO) como suspeitos de participar de um esquema comandado pelo doleiro Fayed Traboulsi, que teria desviado cerca de R$ 50 milhões de recursos de fundos de pensão, desbaratado na Operação Miqueias.
Os parlamentares citados pela investigação, no entanto, negam envolvimento com o esquema. Além de conversas telefônicas de alguns congressistas com integrantes da quadrilha, a PF identificou valores lançados em uma agenda do doleiro, que levantou suspeita sobre eventuais pagamentos de comissão ao deputado Eduardo Gomes, que atualmente está afastado da Câmara e ocupa a Secretaria de Esporte do Tocantins.
Comments are closed.