Fonte: Sindipol/DF
Na manhã desta sexta-feira (07) mais de 100 Agentes Federais (agentes, escrivães e papiloscopistas) se reuniram em frente à Superintendência Regional da PF para protestar contra o atual cenário da segurança pública. O “Dia do Algemaço”, como foi intitulado, faz parte do Calendário de Mobilizações da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais).
De forma pacífica, os Agentes penduraram as suas algemas para exemplificar o atual cenário da PF. A falta de estímulo na categoria se reflete no número de operações e prisões do Departamento (-70%, de 2009 à 2013), na evasão do quadro de polícias (230 em 2013, média de 200/ano) e a falta de estrutura nos seus locais de trabalho. Segundo o presidente do Sindipol/DF (Sindicato dos Policiais Federais no DF), Flávio Werneck, as algemas são usadas, atualmente, para reprimir apenas a classe mais pobre da população brasileira.
– “Nós deveríamos prender os corruptos, os grandes bandidos desse país. Mas estamos pendurando nossas algemas por falta de uso. O controle político não nos deixa investigar”, disse.
Para ele, “'não é a Polícia Militar de Brasília que está fazendo uma Operação Tartaruga, mas sim o Governo Federal'”. Em janeiro, um estudo do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, indica que 16 cidades brasileiras estão roladas no ranking das 50 mais violentas do mundo.
O presidente da Federação, Jones Borges Leal, esteve presente no protesto e alertou para a morosidade nas negociações do governo.
– “Nós estamos há mais de cinco anos em mesas de negociações e o governo não parece ter interesse em investir na Polícia Federal. Essa falta de vontade prejudica não só essa corporação, mas todo o quadro de segurança pública”.
A categoria em Brasília rejeitou a proposta do governo (15,8%, em duas parcelas) mais de quatro vezes em assembleias, além da negação nacional do índice. “Não queremos apenas um aumento – e esse é muito abaixo do justo. Nós precisamos das atribuições em lei e reconhecimento”, disse Werneck.
No dia 11 de fevereiro será realizado um dia de greve, aprovado em assembleia no dia 05.
Comments are closed.