Fonte: G1
Grupo quer reposição de inflação dos últimos oito anos, diz sindicato. Cem pessoas participam de ato em Brasília; mobilização é nacional.
Cerca de cem policiais federais realizaram um protesto ao lado do prédio do Ministério da Justiça, em Brasília, no fim da manhã desta quarta-feira (23). A categoria reivindica a reposição da inflação dos últimos oito anos, período em que os policiais não receberam reajuste, segundo o Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol). A direção da Polícia Federal informou que não se pronunciaria sobre a manifestação.
De acordo com o sindicato, a manifestação é realizada simultaneamente em todo o Brasil e demonstra a “insatisfação nacional dos policiais frente ao descaso do governo.” Segundo o presidente do Sindipol-DF, Flávio Werneck, a categoria já apresentou 40 projetos para o governo, mas nenhum foi levado ao Congresso.
“Hoje a Polícia Federal de Brasília está mobilizada, mas não paralisada. Vamos realizar uma assembléia, que estava prevista no calendário. Estamos planejando novas manifestações com movimentos sociais para o início de maio”, disse o diretor de comunicação do sindicato, Anderson Souza.
Em fevereiro o Ministério do Planejamento informou que nos dois últimos anos a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, feita a todos os servidores públicos federais, e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma não ter margem financeira e fiscal para atender o reajuste pedido, mas disse que está disposta a negociar.
Durante a última paralisação, em março, a assessoria da Federação Nacional dos Policiais Federais, que representa 20 mil agentes, escrivães e papiloscopistas, disse acreditar que o congelamento dos salários nos últimos anos ocorre como punição às frequentes operações de combate à corrupção em todo o Brasil.
Comments are closed.