Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF) e vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), participou do programa Band Entrevista que foi ao ar no último sábado (7) no canal Band Brasília. O programa abordou o tema Segurança Pública no Brasil.
A apresentadora, Renata Dourado, iniciou a entrevista perguntando sobre como a população brasileira vê os Policiais Federais hoje. Para Werneck, a Lava Jato têm melhorado a impressão dos brasileiros em relação à PF.
Werneck também mencionou os dois modelos básicos de Segurança Pública: o anglo saxão e o europeu continental. Ele explicou como o Brasil pode se inspirar nesses métodos, dando o exemplo do Chile. “Nossos vizinhos praticamente copiaram a metodologia norte-americana e hoje tem 98% de eficiência nos crimes de homicídio”, resumiu.
O presidente do SINDIPOL/DF também criticou o método de investigação brasileiro. “Nossa investigação é extremamente burocrática, mais de 50% do nosso efetivo policial faz papel, burocracia. No Brasil, o sistema é tão nocivo que se oferece ao policial uma gratificação para trabalhar na gestão de pessoal”, relatou.
Entre os outros temas abordados na entrevista estão a questão de fronteiras; intervenção federal no Rio de Janeiro e o modelo penitenciário brasileiro.
Comments are closed.