Os números de impunidade no Brasil são alarmantes. Com quase 60 mil assassinatos por ano, o Brasil registra mais do que o dobro da soma de mortes na Síria e Afeganistão, dois países em guerra. E não é apenas em crimes hediondos que o País apresenta esses números. Apenas 0,03% dos furtos e roubos são solucionados. Pensando em soluções mais efetivas para casos como esses, policias federais e rodoviários federais acreditam que a tecnologia é uma das respostas. Para isso, lançam o 1º Concurso de Tecnologias Policias (Startpol), que está com inscrições abertas até 18 de março.
A iniciativa, inédita no Brasil, é da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), em parceria com a Major Tom Comunicação, empresa organizadora.
O objetivo é selecionar startups e empresas investidoras. As startups poderão apresentar iniciativas de inovação em segurança pública em qualquer das 39 áreas tecnológicas contempladas, como Tecnologia da Informação e Comunicação, Química, Biotecnologia, Mecânica e Manufatura e Tecnologias Aplicadas. Elas concorrerão por subvenção econômica, apoio tecnológico e suporte em gestão e comercialização.
Os projetos qualificados receberão financiamento direto das empresas investidoras e estarão qualificadas para aceleração pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em qualquer unidade tecnológica de sua rede credenciada, presente em todas as regiões. As empresas investidoras ainda oferecerão suporte no desenvolvimento tecnológico, em gestão e comercialização. O modelo inovador do edital permite a aceleração de um número indeterminado de iniciativas a depender da quantidade de iniciativas e empresas investidoras inscritas.
A seleção, qualificação e validação técnica dos projetos serão realizadas por banca de especialistas indicados pelas instituições policiais realizadoras conforme temas. Desta forma, será garantida a adequação das soluções à realidade, realmente conhecida pelos que estão na linha de frente do combate ao crime.
Saiba mais: http://www.startpol.com.br
Comments are closed.