Tem início a avaliação dos trabalhos inscritos para a terceira edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. As inscrições foram encerradas no dia 10 de setembro. Os trabalhos passaram por validação, conforme critérios publicados no edital.
A iniciativa da Federação Nacional dos Policiais Federais e do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, visa reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos com abordagem do tema segurança pública.
Na segunda fase do Prêmio, a Banca Avaliadora, formada por jornalistas, fará a análise técnica do conteúdo e escolha dos 15 finalistas, com três trabalhos para cada categoria. São elas: Webjornalismo, Impresso, Fotografia, Rádio e TV.
Em 21 de outubro, serão divulgados os finalistas por meio dos sites do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e da Federação Nacional dos Policiais Federais.
Os quinze melhores escolhidos pela banca, seguirão para terceira e última fase do concurso, a escolha do ganhador de cada categoria e do prêmio máximo, que além do troféu levarão prêmios em dinheiro de até dez mil reais.
Nesta edição a escolha dos ganhadores será feita pela Banca Avaliadora e pelos policiais federais de todos o país. Os finalistas serão submetidos à votação dos policiais federais por meio das plataformas de votação online do SINDIPOL/DF e FENAPEF e os pontos das plataformas serão somados aos da Banca Avaliadora.
No dia 21 de novembro, os ganhadores serão revelados durante o coquetel de comemoração ao Dia do Policial Federal, no salão de eventos Porto Vitória, em Brasília.
Banca avaliadora
Compõem a Banca Avaliadora: os servidores da Polícia Federal e jornalistas Lincoln Frutuoso e Fagner Fagundes; Giuliano Cartaxo da TV Record Brasília; Fred Ferreira da TV Globo Brasília; a professora da UnB Thaís de Mendonça; o professor da UCB Alexandre Kieling; o professor do Ceub Manoel Henrique; a jornalista Kátia Morais do Jornalistas & Cia; o diretor da FENAJ Antonio Paulo e o presidente do SJPDF Wanderlei Pozzembom.
Resultado da Validação
Em sua terceira edição, o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo obteve um total de 140 trabalhos inscritos, sendo Webjornalismo a categoria com maior número de candidatos. Após processo de Validação, 110 trabalhos foram declarados aptos e já em análise da Banca Avaliadora. Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio de Janeiro foram os Estados com grande número de jornalistas participantes.
A FENAPEF e o SINDIPOL/DF parabenizam todos os inscritos pela qualidade dos trabalhos e agradecem a confiança. O prêmio foi idealizado para proporcionar uma discussão séria e profunda acerca da necessidade de evolução e modernização do sistema brasileiro de Segurança Pública e estimular ainda mais a participação dos profissionais de jornalismo de todo os país na produção dessas reportagens, que promovem notícias pautadas na qualidade de apuração e na difusão de conhecimento sobre o tema.
Comments are closed.