Nesta terça-feira (18), o Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Superintendência Regional da Polícia Federal no DF fez a escolta de 8.190 doses de vacina da Pfizer.
Em todas as 27 capitais do país a escolta das vacinas é responsabilidade da Polícia Federal, e aquelas que contam com o GPI, o trabalho fica por conta do Grupo.
A Polícia Federal tem atuado diuturnamente desde o início da pandemia ainda em 2020 em suas atribuições regulares, e com o desenvolvimento das vacinas, a PF assume mais essa responsabilidade, garantindo, dentro do plano de segurança da operação o recebimento e distribuição das doses de vacinas de Covid-19.
Policiais federais fazem a segurança durante importante parte do processo de distribuição, logística e armazenamento da carga com os imunizantes. No Distrito Federal esse trabalho é realizado pelo GPI – Grupo de Pronta Intervenção da PF. O GPI -DF é o grupo tático apto para atuar em situações de risco diferenciado que demandam policiais com treinamento em armamento especializados.
Para ingressar como operador efetivo no GPI/DF, o policial tem que demonstrar habilidades específicas para agir em situações de risco diferenciado e deve ser aprovado em curso de formação ministrado pelo COT/DIREX/PF.
Comments are closed.