Há 14 dias forças policiais do Distrito Federal e do Goiás atuam diuturnamente em busca do criminoso Lázaro Barbosa, que após ter assassinado quatro pessoas de uma mesma família, tem espalhado medo entre a população de Ceilândia-DF, Cocalzinho e Edilândia em Goiás. O esforço conjunto dos profissionais de segurança pública, que contam com a participação de policiais federais reforçando a caçada, tem enfrentado alguns problemas que dificultam as buscas, dentre estes a falta de comunicação foi apontada como um dos principais problemas no trabalho de captura do foragido.
Em virtude disso, a equipe técnica do Serviço de Telecomunicações da Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação – SETEL/DTI da Polícia Federal, com o emprego do sistema de radiocomunicação usado na PF, procede na instalação de duas IDRs (equipamento que provê uma bolha tática para provimento de comunicação via rádio). Tal solução tem a capacidade de fornecer cobertura em um raio de alcance entre 30 a 35 km para terminais portáteis.
Uma delas será exclusiva para o comando da operação, Comando militar do Goiás, a outra será compartilhada entre o Grupo de Pronta Intervenção (GPI/DF) e o Comando de Operações Táticas da PF, os quais revezam a atuação na localidade da operação.
Além da instalação desta infraestrutura, o SETEL/DTI/PF disponibilizou terminais que poderão ser utilizados na comunicação entre as equipes das diversas polícias envolvidas na ação. Segundo relatos coletados, o sistema está atendendo perfeita e positivamente. Com isso, é possível que se tenha comando e coordenação na comunicação via rádio, o que certamente ajudará as forças policias na captura deste criminoso.
O Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal apoia o trabalho conjunto das polícias, e acredita na expertise de todos os policiais envolvidos, em especial dos policiais federais com treinamentos especializados e em operações de inteligência investigativa e desejamos sucesso na operação.
Comments are closed.