Fonte: Agência Sindipol/DF
Embora seja um tema pouco falado, infelizmente o suicídio é uma realidade, comum em todo o mundo, e no Brasil é considerado um problema de saúde pública. Neste dia 10 de setembro, dia de conscientização da importância de prevenir este mal, o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF manifesta seu apoio à campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio.
Lamentavelmente o número de casos de suicídios tem aumentado na Polícia Federal, um cenário preocupante, só na atual gestão do DPF somam-se 18 casos de suicídios e quase nada é feito para combater, tampouco para prevenir este mal.
Falta de valorização do policial, assédio moral e más condições de trabalho são alguns dos fatores que podem resultar em desmotivação, depressão e que podem levar até a atos extremos, como o suicídio. Para o SINDIPOL/DF é necessário urgentemente desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de proteção, de tratamento e recuperação da saúde. Flávio Werneck, presidente do SINDIPOL/DF, destaca que ações de implantação de processos de atenção e intervenções nos casos de tentativas de suicídio sejam implementadas no Departamento de Polícia Federal.
Unindo-se aos promotores da Campanha Setembro Amarelo o SINDIPOL/DF trabalha para que todos os servidores da Polícia Federal, possam gozar de um ambiente de trabalho com boas condições, saúde física e mental de qualidade.
A segurança e proteção da vida é um direito básico de todo cidadão brasileiro e um dever do governo. Assim, confere ao DPF assegurar meios de proteção da vida dos policiais federais, além de disponibilizar assistência psicoterapêutica aos que necessitarem, conforme Portaria Interministerial de nº 02/2010. O SINDIPOL/DF exige o cumprimento da Portaria supracitada e ressalta que, preocupado com a saúde dos seus sindicalizados, oferece a todos atendimento psicossocial. Os interessados podem agendar atendimento com Thaís ou Julyanna pelo telefone (61) 3223-4903, ou ainda por meio da parceria entre o SINDIPOlLDF e o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília pelo e-mail laene@unb.br ou pelo telefone (61) 9370-7480 falar com a psicóloga Laene Gama.
Comments are closed.