Há muito a Polícia Federal faz parte de um grupo de instituições que dispensa comentários. Nas conversas mantidas com pessoas com algum conhecimento de segurança e combate ao crime, ouve-se apenas comentários elogiosos a respeito do trabalho realizado pelos servidores da Polícia Federal.
A cada operação desenvolvida, o grupo aumenta a sua credibilidade junto à população, soma pontos, cresce de uma forma a inspirar confiança ao cidadão brasileiro. A população, sobretudo a parcela mais carente, tem na Polícia Federal o seu ponto de referência no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, passando pelo controle de estrangeiros e segurança de pessoas importantes que visitam o nosso país.
A credibilidade na Polícia Federal se acentua quando a mídia divulga – até com certa frequencia – irregularidades cometidas por servidores de outros órgãos e poderes públicos. Sem sombras de dúvidas, podemos afirmar que hoje estamos localizados em uma plataforma superior e, por tudo isso, além do orgulho de trabalhar bem, precisamos estar vigilantes a fim de não permitir a manipulação da nossa força operacional.
E é exatamente para fortalecer a instituição que alguns servidores pleiteiam que o órgão disponha de representantes no poder legislativo, prontos para atuar em defesa do órgão, sempre quando for necessário.
No próximo 3 de outubro, muitos integrantes da Polícia Federal irão disputar uma vaga na Câmara Federal, nas Assembléias Legislativas dos estados e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Alguns poderão pensar que as representações regionais não interessam à Polícia Federal. Não são vistos como fator positivo para a consecução das suas reivindicações.
Isto não é verdade! Aqueles que pleiteiam candidaturas locais tem sim – e muito! – a oferecer aos integrantes do grupo Polícia Federal. Não se pode esquecer que um partido político tem sua representatividade em dois níveis: o estadual e o federal. Dessa forma, os parlamentares de ambas as bases poderão em muito apoiar projetos de interesse da Polícia Federal que tramitam nos dois níveis, inclusive na Câmara Federal e demais área do governo federal.
Assim, apoiando um servidor da Polícia Federal nas próximas eleições, você estará plantando uma semente. Distinguindo um colega nas urnas, temos a certeza de que a Polícia Federal estará bem representada em todas as esferas políticas, pois qualidade, competência e formação não nos falta!
Antonio Silas de Souza
Agente de Polícia Federal – Aposentado
Comments are closed.