Fonte: Agência Senado
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) informou nesta quarta-feira (13), em Plenário, que apresentará requerimento para a realização de audiência pública para discutir a segurança dos passageiros depois dos cortes de orçamento da Infraero. Para ele, o “aperto financeiro” da empresa foi uma consequência das concessões de aeroportos à iniciativa privada.
Segundo o senador, antes dos leilões em que a Infraero se tornou sócia das empresas na administração dos aeroportos, seu lucro operacional havia sido de R$ 594 milhões em 2012, com lucro líquido de R$ 396 milhões pelos aeroportos concedidos, do Galeão, no Rio de Janeiro, JK, de Brasília e de Viracopos, em Campinas (SP). Juntos, os três respondiam por 38% da receita da Infraero, que, após as concessões, passou a ter prejuízo.
– Não que eu seja contra a concessão desses aeroportos à iniciativa privada! É uma medida correta, só que ela foi feita, como sempre, de uma forma atabalhoada, improvisada e sem planejamento – criticou o senador.
Os cortes anunciados, na opinião de Aloysio Nunes, são essenciais para a manutenção dos aeroportos e ameaçam não só o conforto, mas a segurança dos passageiros.
O requerimento para a realização da audiência deve ser feito à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O senador quer que sejam convidados os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, e da Infraero, Gustavo Matos do Vale, além do superintendente do aeroporto do Galeão, Emmanoeth Jesus Vieira de Sá.
Comments are closed.