Desde que macacos apareceram mortos no Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), em dezembro de 2007, iniciou-se uma campanha de vacinação contra febre amarela, já que havia suspeita de esses animais terem morrido contaminados pela doença.
Somente neste mês de janeiro, segundo dados do Ministério da Saúde, foram distribuídas 7 milhões de doses.
No total, das 33 notificações de casos suspeitos de febre amarela silvestre encaminhadas pelas secretarias estaduais de saúde, 12 foram confirmados (sendo 8 mortes), 14 foram descartadas e 7 permanecem
A febre amarela no Brasil é transmitida nas matas, por um ciclo entre um macaco doente, um mosquito silvestre e uma pessoa sadia não vacinada. A doença não passa de pessoa para pessoa, não havendo o menor risco para as cidades que recebem turistas de outros estados. Não há risco de epidemia de febre amarela no Brasil.
Veja algumas perguntas e respostas sobre a Febre Amarela, elaboradas pelo Ministério da Saúde:
Com relação à vacina, há contra-indicações?
Sim, existem algumas contra-indicações. A vacina é contra-indicada para crianças com menos de seis meses de idade e pessoas com alergia a ovo, seus derivados ou outras substâncias presentes no imunobiológico. Gestantes constituem contra-indicação relativa, a ser analisada por um médico para cada caso na vigência de surtos.
A vacina também é contra-indicada para as pessoas portadoras de imunodepressão transitória ou permanente. Nestes casos, a imunodepressão pode ser provocada por doenças como câncer e infecção pelo HIV ou pelo tratamento com drogas imunossupressoras e radioterapia.
E atenção: Há também situações em que cidadão deve avaliar junto ao profissional de saúde o adiamento da vacinação. Essa recomendação vale para pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves até a resolução do quadro.
Com relação aos indivíduos soropositivos para HIV e que se desloquem para áreas de risco de transmissão de febre amarela, há indicação da vacinação levando-se em conta a contagem de CD4 e carga viral. Ou seja, é necessário avaliar o quadro junto a um médico.
Eu já tomei a vacina. Preciso revacinar?
A vacina protege a pessoa por dez anos. Ou seja, se você tomou a vacina depois de 1999, não é preciso revacinar. A vacina é totalmente eficaz durante os dez anos.
Uma pessoa sabe que há oito anos ela tomou algumas vacinas, mas não se lembra se entre elas está a de febre amarela. Ela pode se vacinar novamente?
Na dúvida, a recomendação é para se vacinar.
Recém-nascidos também podem tomar a vacina de febre amarela?
Não, Apenas a partir dos seis meses de idade nas áreas de risco e onde há indicação de antecipar a idade vacinal.
Pessoas que farão viagens internacionais e não tomaram vacina antecipadamente podem ser impedidas de viajar por não estar em dia com a vacina?
Sim. Se o país para o qual ele se dirige exige a vacinação. Nem todos exigem essa vacinação. A publicação é feita anualmente na pagina da OMS e também na Anvisa. Nem todos os países exigem, mas se você não está com a vacina em dia, você corre o risco de voltar sim.
Quais os sintomas da doença?
A doença é caracterizada pela febre alta, dor de cabeça, vômito e insuficiência dos rins e do fígado.
Comments are closed.