A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a corrupção nos Correios espera não só encontrar culpados, mas também soluções para evitar o desvio do dinheiro público. É o que afirma o presidente da CPMI, senador Delcídio Amaral (PT-MS).
Na quinta-feira, o empresário Antônio Velasco demonstrou aos senadores e deputados da comissão como seriam os procedimentos utilizados para fraudar leilões eletrônicos, sistema utilizado nos Correios. Velasco é sócio de Arthur Washeck. Os dois são supostos mandantes da gravação cuja divulgação detonou as investigações nos Correios.
A gravação, apresentada em maio pela imprensa, mostra o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material da estatal Maurício Marinho recebendo suposta propina de empresários. No vídeo, ele também fala sobre um suposto esquema de arrecadação ilegal de fundos a partir de funcionários de confiança indicados para estatais pelo PTB.
Leia a seguir mais trechos da entrevista do senador Delcídio Amaral.
No ritmo que o sr. está impondo aos trabalhos da CPMI, a intenção é acelerar os ritmos da investigação. O sr. estabeleceu um prazo para encerrar os trabalhos?
Delcídio Amaral – Acho que a CPMI é ditada pelos fatos. Nestas duas semanas, ela corresponde ao que foi compromissado com os líderes. Eu cumpri à risca o que foi ajustado, com o acréscimo dos depoimentos na terça-feira dos responsáveis pela gravação. Evidente que, nesta semana, vamos fazer uma nova avaliação em função dos fatos, para programar já as audiências ou convocações subseqüentes. Até porque já temos vários requerimentos de convocação já aprovados e só falta marcar o dia.
O sr. disse outro dia que esta CPMI não vai acabar em pizza.
Delcídio – Eu estou disposto a ser rigoroso nas investigações. O compromisso é com a ética, com a moralidade pública e com resultados. A opinião pública espera resultados desta CPMI, não só detectando as irregularidades e os responsáveis, mas criando instrumentos de gestão para o país também. CPMI não é só punitiva, ela cria as condições para você fazer uma análise crítica da gestão pública e apresentar sugestões, propostas de melhoria.
Basta dizer que, em três depoimentos já feitos, uma coisa que era considerada um grande avanço, o leilão eletrônico, já está caracterizado que está viciado ou que existem programas que já direcionam, inclusive, vitoriosos dos leilões eletrônicos. Então, acho que o primeiro ponto importante a destacar é, efetivamente, a CPMI apresentar sugestões para que venhamos a mudar estes procedimentos.
O próprio Antônio Velasco (um dos empresários que supostamente pediram a gravação nos Correios) disse que você entra com uma proposta e o programa tira. Sua proposta não entra e, quando entra, a proposta que é a preferida, o ‘cavalo vencedor’, o programa ajusta em centavos para elevar a proposta que estava sendo direcionada.
Este é um momento para tentar reconstruir a imagem do parlamento?
Delcídio – Absolutamente. Este é um momento extremamente importante. Esta é uma das missões da CPMI: resgatar a imagem do Congresso, que tem muitas pessoas de bem.
jun
27
Comments are closed.