A crise política derrubou a popularidade do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que revela a 11ª rodada da pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pela primeira vez desde a posse de Lula, diversas avaliações de governo tiveram saldo negativo, ou seja, as opiniões desfavoráveis superaram as favoráveis.
“A avaliação do governo do presidente Lula foi afetada pelo aumento do conhecimento da crise e pela avaliação negativa que a população faz da crise política”, afirmou o diretor de operações da CNI, Marco Antonio Guarita.
O percentual dos entrevistados que consideram o governo Lula ótimo ou bom caiu de 35% em junho para 29% em setembro. Aqueles que acham o governo ruim ou péssimo subiram de 22% para 32%. Com isso, a diferença entre esses percentuais foi negativa em 3%.
“Pela primeira vez esse saldo é negativo. O governo atinge sua pior avaliação”, diz o consultor Amauri Teixeira. A piora na avaliação do governo Lula foi maior entre as mulheres, os jovens, na periferia, entre pessoas com renda de 5 a 10 salários e em municípios de menor porte.
A aprovação ao governo Lula foi ainda pior. O saldo entre aprovação e desaprovação ficou negativo em 4%. O percentual dos entrevistados que aprovam o governo caiu de 55% em junho para 45% em setembro. A desaprovação subiu de 38% para 49% no período.
A confiança no presidente Lula, que estava em patamares elevados até junho, teve queda expressiva nos últimos três meses e chegou ao seu pior nível desde o início do governo, atingindo pela primeira vez um saldo negativo. Aqueles que confiam em Lula somaram 44%, contra 56% em junho. O percentual dos que não confiam no presidente aumentou de 38% para 51%.
A pesquisa também mostra que aumentou a decepção da população em relação ao governo. Para 23% dos entrevistados, o governo está melhor que o esperado, contra 31% no levantamento de junho. Para 44% o governo está pior, contra 34% em junho. Na comparação entre os governos de Lula e de Fernando Henrique Cardoso, nota-se que o governo atual ainda é considerado melhor que o anterior, apesar de ter sido observada uma queda nos percentuais. Para 43%, o governo Lula está melhor que o anterior, contra 48% apontados na pesquisa anterior.
A pesquisa CNI-Ibope foi feita com 2.002 eleitores de 143 municípios entre os dias 8 e 12 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
Comments are closed.