Fonte: Ascom CSPB
Por: Valmir Ribeiro
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participou, nesta quarta-feira (24), de encontro para firmar parceria entre a entidade e a Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, no tocante à realização do XVI Congresso Nacional dos Policiais Federais – Conapef.
O evento será realizado nos dias 17 a 19 de agosto, na capital carioca. A Federação do Policiais Federais elegeu o título “Segurança Pública – Direito Fundamental” como tema central do Congresso. Para o presidente da Fenapef, Jones Leal, o encontro desta quarta-feira consolida, ainda mais, a estreita parceria entre a Fenapef e a CSPB.
O objetivo do Conapef é discutir, com profundidade, a Polícia Federal, a Segurança Pública e o Sindicalismo, com abordagem crítica e propositiva em torno das temáticas definidas. O evento será organizado e dividido em três eixos e seus temas, a saber:
a) Eixo Polícia Federal, com o tema “Polícia Federal: Independência Operacional”;
b) Eixo Segurança Pública com o tema “Segurança Pública: Reestruturação do Modelo e Novos Paradigmas;
c) Eixo Sindicalismo com o tema “Sindicalismo: Modernização da Gestão Sindical”.
A estrutura do Conapef vai disponibilizar aos congressistas painéis e oficinas com a meta de elaborar relatórios que darão subsídios ao relatório final e outras propostas a ela submetidas. O documento será submetido à discussão e deliberação pela Plenária do Congresso como, também, dispositivos sobre o Regimento Interno da entidade. “Eu creio que será o melhor Congresso da nossa entidade. No entanto, um evento dessa magnitude nos traz custos que, sozinhos, nos onerariam a ponto de inviabiliza-lo. Por esta razão estamos buscando apoio de diversas entidades sindicais”, informou o presidente da Fenapef.
Serviço fotográfico de Júlio Fernandes Secom/CSPB
O presidente da CSPB e diretor financeiro da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, João Domingos, confirmou apoio de ambas as entidades com conteúdos, suporte financeiro e divulgação da XVI Conapef. Os diretores da Fenapef agradeceram o apoio e questionaram se não haveria nenhum constrangimento se a Fenapef buscar recursos com outras centrais sindicais, tendo em vista a magnitude do evento, inclusive, no que se refere aos custos a ele relacionados.
Domingos lembrou que a CSPB é uma entidade plural e que agrega um conjunto significativo de entidades sindicais, inclusive, com variadas centrais sindicas. “Nós sabemos que nem todos os sindicatos da base da Fenapef estão filiados à Nova Central, portanto, não vejo nenhum impedimento em compartilhar apoio com outras entidades para viabilizar o Congresso. Trazer segmentos divergentes é, também, uma forma de conquista-los. Estou seguro de que a Nova Central não vai colocar nenhum obstáculo em relação a isso.”, disse.
Os dirigentes da Fenapef agradeceram o apoio e lembraram que os sete maiores sindicatos da Federação já estão filiados ou à caminho de filiação junto à Nova Central. “Nessa parceria entre Nova Central, CSPB e Fenapef, tudo o que foi acordado entre as entidades está sendo rigorosamente cumprido entre as partes”, argumentou o assessor parlamentar da Fenapef, Alair Martins.
Serviço fotográfico de Júlio Fernandes Secom/CSPB
O diretor financeiro da CSPB, Fernando Borges, reforçou a característica pluralista da confederação. “O corpo de diretores da CSPB reúne o um conjunto variado de centrais. Essa é a grande marca de uma entidade que se fortalece em torno de projetos e propostas e que, de maneira democrática e pragmática, coleciona muitas conquistas e possui uma atuação de protagonismo e vanguarda dentro movimento sindical”, argumentou o sindicalista.
O secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, sugeriu encontros mais frequentes entre as entidades. “Eu proponho que venhamos estabelecer uma agenda mensal de discussões para alinharmos nossas demandas e potencializar nossas capacidade de articulação e de barganha junto aos gestores”, disse.
A proposta foi unanimemente acatada e, por sugestão do presidente João Domingos, os encontros poderão ser intercalados. “Precisamos tornar mais constante esse encontro entre as entidades e revezarmos o cafezinho: um aqui, outro na Confederação”, sugeriu. João Domingos reforçou o compromisso da CSPB com as demandas da Fenapef. “A melhor forma de demonstrar agradecimento e confirmar essa confiança, é solicitar que vocês nos demandem. Vamos juntos construir uma próspera etapa de trabalhos e resultados com o estreitamento das relações entre a CSPB a Fenapef e a Nova Central Sindical de Trabalhadores”, concluiu.
Comments are closed.