Fonte: Blog do Claudio Tognolli
Preciso compartilhar com o leitor mais uma daquelas infâmias que agridem a Polícia Federal, provavelmente uma das poucas instituições que ainda não se curvam à corrupção e aos corruPTos.
O diretor da PF, Leandro Daiello, enviou ofício ao sindicato dos policiais federais exigindo que, por conta da promulgação de uma lei, todos os delegados da instituição passem a ser chamados de “Vossa Excelência”, mesmo tratamento dispensados aos magistrados.
Isso gerou obviamente indignação nos agentes federais, boa parte deles diplomados em direito ( e, como advogados, portanto, também “doutores” e “excelências”).
Dwight Eisenhower, antes de sair de Denison, no Texas, onde nasceu, jamais visitara as “Oropa”. Só conseguiu pisar em território europeu quando veio a Segunda Guerra Mundial – já nomeado Comandante Supremo das forças aliadas.
Pois bem: lá o caipira texano, lá nas “Oropa”, Dwight sacou que na Inglaterra não se falava “gasoline”: falava-se “petrol.”
Já presidente dos EUA, passou desde 1953 a se referir à gasolina como “petrol” porque achava o termo “chic demais”.
Pois é: a PF entra no reinado dos jecas: “Vossa Excelência, o jeca”
Chic demais, não?
Por falar em PF e combate a criminosos: o ensaísta mexicano Octavio Paz referia que a primeira forma de corrupção se dá na linguagem…
E mais uma coisa: será que esse é o tipo de preocupação que deveria tirar tempo – precioso – da PF?
Segue abaixo o ofício que trata da ‘relevante’ matéria…
Comments are closed.