A operadora do Plano de Saúde dos servidores, Geap, divulgou no último dia 13 de janeiro o reajuste nas mensalidades para 2018 de 19,94% sobre o valor total de cada Plano. Ainda segundo a empresa, esse é o menor percentual aplicado nos últimos anos.
Para o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF), no entanto, este reajuste é abusivo.
Entenda o histórico
Em 2016, o reajuste foi de 37,55%. Porém, após ação impetrada pelo Jurídico do SINDIPOL/DF, o percentual diminuiu para 20%. Da mesma forma em 2017, a Geap divulgou o reajuste de 23,44%; nova ação impetrada pelo Escritório Antonio Rodrigo Machado, que presta atendimento jurídico ao Sindicato, conquistou o reconhecimento da ilegalidade e abusividade no reajuste, que foi reduzido para 19,4%.
Apesar das sucessivas derrotas, a Geap continua a praticar os aumentos considerados abusivos pelo Judiciário. O presidente do SINDIPOL/DF, Flávio Werneck, afirmou que abusos como estes, serão sempre combatidos. “É absurdo como os planos coletivos de saúde abusam dos beneficiários, seus critérios para reajuste não têm fundamento. Estamos analisando com a Diretoria Jurídica este novo reajuste da Geap e, após constatarmos a abusividade, buscaremos na Justiça sua redução para um nível compatível com a inflação”, afirmou.
Comments are closed.