Fonte: Fenapef
Entre os dias 16 e 21 deste mês, a Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef – vai realizar uma pesquisa sobre a influência política nas investigações da Polícia Federal. Será consultada a base de sindicalizados através de um pequeno questionário, pelo uso de um sistema extremamente confiável, baseado no envio de mensagens eletrônicas individualizadas e criptografadas.
Se mais de um endereço eletrônico estiver cadastrado, será dada prioridade ao e-mail institucional da Polícia Federal, por motivos de segurança. Portanto, verifique-o. E se você é sindicalizado e não recebeu o questionário da pesquisa, entre em contato, exclusivamente, pelo e-mailcomunicacao@fenapef.org.br (sem acentos ou cedilha).
A entidade está preocupada com a queda de investimentos e o sucateamento institucional dos policiais federais ocupantes dos cargos de agente, escrivão e papiloscopista, na última década. Com salários congelados há 04 anos, hoje as estatísticas oficiais provam a queda na produtividade, e que mais de 250 policiais desses 03 cargos deixam a PF anualmente, devido à perda do poder aquisitivo, somada a uma política de gestão de pessoas que desmotiva, pois só beneficia os cargos de delegado e perito.
Com grande preocupação a Fenapef tem recebido denúncias de que existem critérios políticos na escolha de quais investigações devem prosperar. E é prática comum na gestão de pessoas da PF, a relotação repentina de policiais federais experientes, que são retirados de seus setores de origem sem explicações racionais, mesmo quando estão envolvidos com investigações complexas, muitas vezes relacionadas ao combate à corrupção.
Apesar desses policiais federais já possuírem o nível superior estabelecido em Lei e suas atribuições complexas já estarem consolidadas oficialmente, é difícil justificar por que a atual gestão da PF, com o aval do Ministério da Justiça, tem atuado de forma contrária à grande base de servidores, e pior, agindo explicitamente no sentido de não valorizá-los, criando uma onda crescente de evasão, desmotivação e altíssimos índices de doenças, e até suicídios.
A FENAPEF convoca todos os sindicalizados a participarem da pesquisa até o próximo dia 21.
Comments are closed.