O suicídio virou uma questão de saúde pública uma vez que, segundo os registros, 32 brasileiros morrem por dia, com base nesses números crescentes, setembro foi instituído o mês de conscientização e prevenção, e ficou popularmente conhecido como Setembro Amarelo.
Preocupados com o índice alarmante de casos de suicídios na Polícia Federal e com intuito de colaborar com a discussão deste tema, ainda considerado um tabu, a Federação Nacional dos Policiais Federais, o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, num trabalho conjunto com a Direção Geral, Superintendência Regional do DF e Direção de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, realizarão no dia 12 de setembro, no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, palestra com o professor da Universidade de Brasília, Wander Cleber Pereira da Silva, com o tema “Felicidade e Produtividade no Ambiente de Trabalho”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil a campanha nacional é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e ocorre durante todo o mês de setembro.
Segundo a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos.
Embora o tema seja de conhecimento público e desperte preocupação, ainda há medo e preconceito. Esse preconceito estimula o homem a se mostrar forte e inabalável. Entre os policiais, esse estigma se agrava, pois esses profissionais figuram como heróis, dotados de valentia e força, no entanto, é importante salientar que todos estão sujeitos às doenças da mente, e criar um ambiente de debate é fundamental para prevenção.
Vamos discutir esse tema tão sensível?
Palestra com professor da UnB, Wander Cleber Pereira, no dia 12 de setembro a partir das 9h, no auditório do INC.
É importante destacar que o SINDIPOL/DF disponibiliza os serviços de atendimento psicológico, para seus filiados e dependentes. Consultas poderão ser agendadas pela Área Restrita do site sindipoldf.org.br ou pelo APP Sindipol, disponível para Android e IOS.
Comments are closed.