O Prêmio Geral foi entregue para Saulo Araújo, do Metrópoles
Foram anunciados, nesta quinta-feira (25), os vencedores da 5ª edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Os primeiros lugares ficaram com Metrópoles, Record TV, O Globo e Extra e UOL.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelos canais do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e da Federação Nacional dos Policiais Federais, no Youtube.
O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo é uma das maiores premiações brasileiras para trabalhos jornalísticos com enfoque na Segurança Pública, e prestigia os principais veículos da imprensa brasileira. A iniciativa do Sindipol/DF e da Fenapef celebra talentos do jornalismo que, de forma criativa e aprofundada, contaram histórias de destaque na cobertura de segurança pública em diferentes categorias: Televisão, Webjornalismo, Fotografia, Impresso e Rádio.
O reconhecimento dos jornalistas ocorreu em cerimônia on-line, e o palco do Prêmio foi comandado pelo jornalista e membro da banca avaliadora, Giuliano Cartaxo, da TV Brasil/EBC.
Neste ano em que o Prêmio comemora cinco anos desde a sua criação, uma homenagem especial foi realizada pelos presidentes do Sindipol/DF, Egídio Araújo, e da Fenapef, Luís Antônio Boudens, para os jornalistas que compõem a banca técnica. Egídio ressaltou que estes profissionais da banca enriquecem ainda mais o Prêmio com seu talento e competência. E emprestam sua credibilidade ao projeto.
Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, “o Prêmio apresenta novos ângulos e um novo olhar para um sistema público essencial para a sociedade brasileira e valoriza o relevante trabalho dos profissionais de imprensa”.
Os ganhadores de 2021 concorreram com mais de cem trabalhos inscritos por jornalistas de todo o país. Foram finalistas os trabalhos: Documentário Primeiro Cartel da Capital – 2ª temporada, de Flávio Costa – UOL; Estado Alterado – Os Efeitos das Políticas para Drogas pelo Mundo, de Paula Kober Nogueira Leite – Folha de São Paulo; O sagrado sequestrado: violência e perseguição religiosa originaram os maiores acervos com peças de religiões afro no Brasil, de Saulo Pereira Guimarães – UOL; Pandemia impulsiona violência, de Raphael Guerra Chaves – Jornal do Commercio; A Política Silenciada e O Estado arma o crime, de Rafael Soares – O Globo e Extra; Policial morto em operação no Rio deixa mãe de cama, vítima de um AVC, de Aline Cristine Torres Massuca – Metrópoles; Após 20 dias de fuga, Lázaro Barbosa é morto pela polícia em Goiás, de Hugo de Souza Barreto – Metrópoles; DJ Ivis é preso na Delegacia de Polícia Civil do Eusébio, de Bárbara de Moura Braga – O Povo; Catálogo de suspeitos – 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros, de James Alberti – TV Globo; CRACK – A tragédia no interior do Brasil, de Giselle Pedroso Barbieri – Record TV; Golpes, um novo problema de segurança pública, de Pedro Rockenbach – TV Globo; Revisão criminal – O crime da 113 Sul, de Saulo Araújo da Silva de Alcantara – Metrópoles; João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, foi espancado até a morte; população toma as ruas contra racismo, de Gabriela de Oliveira Varella CBN; e Prisão sem guardas, de Eduardo Matos – Rádio Gaúcha.
Esta edição contou com o apoio dos parceiros MarktClub, Escritório Antonio Rodrigo Advocacia Associada, Benevix, Extramed e Grupo Elo Saúde.
Conheça os vencedores da 5ª edição:
Assista a live do Prêmio:
Comments are closed.