Fonte: Folha de S. Paulo
A Polícia Federal afirmou, por meio de nota à Folha, que a queda no número absoluto de inquéritos concluídos e de apreensões de cocaína se deve à utilização de outras estratégias de investigação.
“Sobre os inquéritos não houve queda nos padrões relativos, somente em números absolutos. Havia, até esse ano [2012], uma demanda contida que aos poucos foi sendo diminuída com investimentos em infraestrutura e policiais”, diz a nota.
A queda nas apreensões de cocaína no país se deve, de acordo com a PF, à atuação de seus serviços de inteligência no exterior.
A instituição diz que operações realizadas em outros países resultou num “decréscimo no número de procedimentos de apreensão de entorpecentes em território nacional”, porque “ao coibir a ação dos traficantes em território estrangeiro, [a polícia] evitou o ingresso de grande quantidade de drogas no Brasil”.
A instituição não detalha quanto da cocaína apresentada na estatística foi apreendida pela própria PF. O número pode contabilizar, por exemplo, droga apreendida pela Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a assessoria da PF, os “dados são relativos a procedimentos instaurados e englobam todo tipo de apreensão”.
Comments are closed.