Ana Maria Campos
Da equipe do Correio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje o governador José Roberto Arruda (PFL) em audiência no início da tarde para tratar da questão da segurança na região do Entorno e discutir mudanças no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que beneficiem a capital. Será o segundo encontro formal dos dois desde a eleição de Arruda, único governador do PFL.
A intenção de Arruda é pedir apoio federal para resolver o problema da crescente criminalidade no DF e nos municípios goianos vizinhos. O assunto já foi abordado em audiência no Palácio do Planalto com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. No encontro, ocorrido no início de fevereiro, Arruda também entregou um documento com 14 propostas dos governadores para o PAC. Um dos pontos prevê o repasse de 30% da arrecadação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para estados e municípios investirem em saúde.
Arruda também quer incluir duas obras nas prioridades do PAC: a conclusão do metrô e a construção do anel viário do DF, um empreendimento estimado em R$ 5 bilhões. “É uma obra importante que precisa ficar sob a responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes). Estamos buscando o apoio da bancada de Goiás”, afirmou o deputado Alberto Fraga (PFL-DF). O PAC prevê investimentos em dois empreendimentos de interesse direto da capital do país — as obras de adequação da BR-060/GO, no trecho entre Brasília e Anápolis, e a construção da usina Corumbá III.
Comments are closed.