O governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva conseguiu aprovar no Congresso Nacional nesta semana uma dotação orçamentária suplementar de R$ 153 mil para financiar uma pesquisa nacional para saber o que a população brasileira acha que é ética.
O trabalho deve começar no início do ano que vem, pelas previsões da Presidência da República, autora do projeto de lei para financiar o estudo. Segundo a secretária- executiva substituta da Comissão de Ética Pública da Presidência, Maria Júlia Castro, a intenção é ouvir a população. Em entrevista divulgada neste sábado(dia 10) pelo site Congresso em Foco, ela justifica que o governo precisa saber a opinião da sociedade, como está enxergando essa questão. “Isso vai servir de indicador para trabalhos futuros”, diz.
Afirma, também, que a o governo ainda pretende elaborar o projeto básico da pesquisa para fazer licitação do instituto de pesquisa. Em linhas gerais, o estudo vai abordar qual a confiança da população na conduta ética dos agentes públicos, qual a causa de eventuais desconfianças nesses padrões éticos e quais os princípios, valores e regras de conduta aceitos pela sociedade.
O trabalho será quantitativo e aplicado nas maiores regiões metropolitanas do país, segundo Júlia Castro. A amostra e outros detalhes serão definidos em conjunto com a empresa vencedora da licitação. “Isso vai ajudar o governo a fazer um trabalho melhor”, conta a secretária-executiva substituta. Ela nega que o Palácio do Planalto vá usar os resultados para melhorar a popularidade do governo e do presidente Lula. “Não vamos entrar nessa área. É um trabalho institucional que fazemos no decorrer desses sete anos”, explica Júlia Castro, que trabalha na Comissão de Ética desde 2000, ainda no governo Fernando Henrique.
Comments are closed.